NUTRIÇÃO & TAL: Nesta terça-feira, 16 de maio, é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca e o nutricionista Samuel Paulino chama atenção para o tema.

Fonte: paraiba083.com.br

“Trata-se de uma condição que afeta cerca de 1% da população mundial e se caracteriza pela intolerância ao glúten, uma proteína presente em diversos alimentos, como trigo, cevada e centeio. A doença celíaca pode causar uma série de sintomas gastrointestinais, como diarreia, constipação, dor abdominal e flatulência, além de outros sintomas como anemia, perda de peso, cansaço e alterações dermatológicas.

Não há medicamentos ou procedimentos específicos para tratar a doença celíaca. A única maneira de aliviar os sintomas e evitar complicações é eliminar todos os produtos que contenham glúten da alimentação. Isso inclui pães, massas, bolos, biscoitos, cervejas e muitos outros alimentos que contêm trigo, cevada ou centeio em sua composição. É importante lembrar que a contaminação cruzada também deve ser evitada, ou seja, alimentos que não contêm glúten devem ser preparados separadamente dos que contêm.

A dieta sem glúten pode parecer desafiadora para muitas pessoas, especialmente para aquelas que estão acostumadas a consumir alimentos que contêm trigo em sua rotina diária. Por isso, é fundamental contar com a orientação de um nutricionista para fazer a transição para uma dieta sem glúten de forma saudável e equilibrada. O nutricionista é o profissional que possui o conhecimento científico necessário para avaliar a composição nutricional da dieta sem glúten e garantir que ela forneça todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar adequadamente.

Além disso, o nutricionista pode ajudar a identificar alimentos que contêm glúten de forma menos óbvia, como molhos, temperos, salgadinhos e até mesmo medicamentos que contenham amido de trigo em sua composição. Ele também pode orientar sobre como ler rótulos de alimentos e como escolher opções sem glúten em restaurantes e supermercados.

É importante ressaltar que a dieta sem glúten não é indicada para todas as pessoas, apenas para aquelas que possuem intolerância ao glúten diagnosticada por um médico. A eliminação desnecessária de alimentos que contêm glúten pode levar a deficiências nutricionais e outros problemas de saúde.

Portanto, neste Dia Internacional da Doença Celíaca, é importante conscientizar a população sobre a importância da dieta sem glúten no tratamento da doença celíaca e da necessidade de contar com a orientação de um nutricionista para fazer a transição de forma saudável e equilibrada.”

Samuel Paulino (Nutricionista)

Artigo anteriorCampanhas contra poliomielite e de multivacinação seguem até dia 31 de outubro em João Pessoa
Próximo artigoHospitais da rede municipal realizam programação alusiva ao Dia do Assistente Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui