CFF e Conasems juntos pelo fortalecimento da assistência farmacêutica no SUS

A formalização da cooperação aconteceu, sede do Conselho de Farmácia, em Brasília, durante sessão plenária do órgão. Fonte: CFF

Imagem: CFF

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) consolidaram o processo de aproximação que vinham buscando, com um acordo de cooperação assinado pelos presidentes do CFF, Walter Jorge João, e do Conasems, Wilames Freire Bezerra. A formalização da cooperação aconteceu, nessa quinta-feira (15.06.23) pela manhã, na sede do Conselho de Farmácia, em Brasília, durante sessão plenária do órgão.

“Eu quero ressaltar a importância da cooperação técnica entre o CFF e o Conasems, e espero que possamos estendê-la aos estados e municípios, para que haja igual aproximação entre os nossos conselhos de Secretarias Municipais (Cosems), nos Estados, e os conselhos regionais de Farmácia, dando uma simbologia clara da importância da participação do farmacêutico no sistema público de saúde”, ressaltou Wilames Freire Bezerra.

O presidente do Conasems lembrou a enormidade do complexo de saúde do País representada pelo órgão: “O Conasems representa 5.570 municípios de um país continental, com diversidades regionais imensas”.  Ele citou que 80% dos municípios possuem menos de 20 mil habitantes, cada um com os seus arranjos administrativos e em saúde. Disse, ainda, que é preciso trabalhar em conjunto, com vistas a fortalecer a política de assistência farmacêutica dentro do sistema público de saúde.

Wilames Freire chamou a atenção para a dimensão dos serviços farmacêuticos no processo evolutivo de consolidação da atenção primária de saúde, que é da gestão total dos municípios. “Com esta celebração de cooperação, teremos grande oportunidade de ouvir o CFF e os CRFs e absorver orientações, para reforçarmos o nosso papel enquanto gestores e propulsores da saúde pública”, acrescentou o dirigente do Conasems. Para ele, o CFF tem uma importância nacional histórica, ao desenvolver políticas voltadas para atuação do farmacêutico nas iniciativas pública e privada.

O ESPAÇO DO FARMACÊUTICO – O presidente do CFF, Walter Jorge, enfatizou que o órgão queria essa aproximação com o Conasems, para mostrar toda a contribuição que o Conselho de Farmácia e os farmacêuticos podem oferecer à saúde pública. “Não desejamos ocupar o espaço de ninguém, mas queremos ter o nosso espaço”, sublinhou Walter Jorge.

Ele acrescentou que o CFF vem obtendo importantes conquistas, e que elas passaram primeiramente pela mudança de pensamento. A categoria, lembrou Walter Jorge, assumiu as suas responsabilidades e autoridade técnica e passou a ter voz nos espaços de saúde. “Estamos avançando, mas de forma respeitosa e institucional, e a aproximação com o Conasems é um exemplo desse processo”, citou o presidente do CFF.

DESAFIOS DO SUS – O secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira, também, falou, durante a celebração do acordo de cooperação entre os dois órgãos de saúde. “O Conasems rompeu o muro onde só se permitia conversar com os pares e, hoje, estabelece inúmeras parcerias, para enfrentar os desafios do SUS, que é subfinanciado, com apenas R$ 5,08 por habitante/dia. É um desafio para os 200 milhões de brasileiros que, direta e indiretamente, usam o Sistema Único de Saúde”, explicou Mauro Junqueira.

Junqueira destacou que o Conasems está formando 199 mil técnicos agentes de saúde em endemia (maior formação do País) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E que já formou mais de 4 mil farmacêuticos, por meio de projetos junto à PROAD (Pró-reitoria de Administração), com foco na assistência farmacêutica. “Queremos o farmacêutico exercendo um papel diferenciado no SUS”, concluiu.

O farmacêutico Elton da Silva Chaves, integrante da coordenação técnica do Conasems, identificou a celebração do acordo de cooperação como “um momento histórico, porque houve uma convergência entre as instituições”. Disse que a aproximação pode trazer um futuro promissor para os planos que o Conselho Federal de Farmácia e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde vierem desenvolver juntos.

Artigo anteriorSamuel Paulino faz alerta sobre o ‘Maio Roxo’, mês dedicado ao alerta sobre doenças inflamatórias intestinais
Próximo artigoPrograma Saúde na Escola garante assistência aos estudantes da rede pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui