Hospitais da rede municipal realizam programação alusiva ao Dia do Assistente Social

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa - Portal

Dia da Assistente Social 2023 PMJP

Os hospitais da rede municipal de saúde de João Pessoa realizaram eventos especiais em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado nesta segunda-feira (15). As homenagens às equipes de serviço social contaram com atividades relacionadas à profissão, além de momentos de convivência e interação entre os profissionais.

No Hospital Prontovida (HMP), a programação teve início com uma bênção religiosa e momento de relaxamento, seguido de palestras sobre a importância do assistente social no processo de cuidados paliativos e a atuação desses profissionais junto a pacientes e familiares da oncologia, com perguntas e respostas. Para encerrar, a atividade contou com lanche e sorteio de brindes.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) realizou uma roda de conversa sobre a prática do assistente social no âmbito hospitalar com a participação das coordenadoras de todas as unidades hospitalares da rede municipal. Já o Hospital Santa Isabel (HMSI) reuniu os profissionais de serviço social, no último sábado (13), para uma comemoração numa granja com música, comida e muita animação.

ICV – Com uma programação durante todo o dia desta segunda-feira (15), o Instituto Cândida Vargas (ICV) também realizou diversas atividades para marcar o Dia do Assistente Social. Além disso, o hospital preparou diversas ações para comemorar o Dia das Mães, roda de conversa para profissionais da enfermagem, celebração pelo Dia do Método Canguru e o início da programação da Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano. As atividades aconteceram nas dependências da unidade hospitalar pela manhã e à tarde.

“Esse conjunto de atividades representa o quanto a gestão de nossa maternidade está empenhada em cuidar das pacientes e também dos profissionais, desde a enfermagem, serviço social, entre outros. A gente percebe o sorriso no rosto dessas mães do método Canguru, que são bem cuidadas, com toda atenção necessária”, disse o diretor-geral do ICV, Quintino Régis.

Pela manhã, a programação da maternidade começou cedo, com a abertura da Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano, realizado pelo Banco de Leite da unidade hospitalar. Além disso, foi realizada uma palestra no Alojamento Conjunto sobre a importância da amamentação e consequentemente a importância da doação de leite para salvar vidas. Foi montado um stand para tirar dúvidas e ajuda para doação de leite e frascos de vidro.

“Intensificamos que o leite materno é insubstituível e traz inúmeros benefícios para a saúde dos bebês, sobretudo os que nascem antes do período previsto. Essa semana é um marco importante que repetimos anualmente para divulgar o serviço, atrair novas doadoras e reforçar que o leite materno é realmente um alimento único e necessário”, disse a coordenadora do Banco de Leite, Malu Tavares.

No Método Canguru, profissionais, diretoria da maternidade e pacientes se reuniram para celebrar a passagem do Dia das Mães e o Dia do Método Canguru – celebrado nesta segunda-feira. As mães que estavam no local foram presenteadas com uma lembrancinha. “Eu estou sendo bem cuidada no método canguru pelas enfermeiras e equipe. Essa atividade foi maravilhosa, pois recebemos palavras positivas e esse presente que traz o pezinho do nosso filho. Eu amei tudo”, disse a paciente Andreza de Oliveira.

As assistentes sociais do Instituto participaram de uma atividade especial para comemorar o Dia do Assistente Social. A atividade contou com uma confraternização entre os profissionais e diretoria do ICV, além de uma manhã de cuidados com a beleza. “É de suma importância em uma data tão importante para a categoria, a instituição valorizar os profissionais do serviço social, que desenvolvem um trabalho de suma importância para as usuárias, bem como os familiares que são assistidos por esse setor. Então valorizar esses profissionais é fundamental”, disse o assistente social Alexandre Rosas.

A programação da Semana da Enfermagem seguiu nesta segunda-feira, com uma ronda nos setores do ICV com a apresentação da Comissão de Ética realizando esclarecimento sobre ética profissional. A programação, que continua no dia 19 deste mês, foi elaborada para homenagear a equipe do setor de enfermagem que atua no Instituto Cândida Vargas.

Dia Nacional do Assistente Social – A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

Na rede municipal de saúde de João Pessoa, esses profissionais estão presentes nos diversos serviços como hospitais, unidades de pronto atendimento (UPA), centros de atenção psicossocial (Caps), policlínicas e unidades de saúde da família (USF) – por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), oferecendo apoio aos usuários e seus familiares.

  • Texto: Thibério Rodrigues e Rômulo Teodorico
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Assessoria

Artigo anteriorNUTRIÇÃO & TAL: Nesta terça-feira, 16 de maio, é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca e o nutricionista Samuel Paulino chama atenção para o tema.
Próximo artigoSamuel Paulino faz alerta sobre o ‘Maio Roxo’, mês dedicado ao alerta sobre doenças inflamatórias intestinais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui