Professoras da UFPR lançam livro de passatempos sobre mulheres cientistas no combate ao coronavírus; baixe gratuitamente.

Superintendência de Comunicação Social - UFPR

Foto origem UFPR

Um grupo de professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ligadas ao projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, lançou, nesta sexta-feira (22), um livro gratuito com passatempos sobre as mulheres cientistas no combate ao coronavírus. As idealizadoras, professoras Alessandra Barbosa, Camila Silveira, Camilla Oliveira, Clarice Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana Simões, são docentes do Setor de Ciências Exatas. As ilustrações foram feitas pelo estudante de Física da UFPR, Marcelo Machado. 

“É uma produção coletiva de mulheres cientistas sobre mulheres cientistas e isso tem grande valor para o cenário no qual atuamos profissionalmente”, destaca a professora do departamento de Química, Camila Silveira, coordenadora do “Meninas e Mulheres nas Ciências”. O material é voltado para o público em geral, com atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, que vão de caça-palavras e palavras-cruzadas a desenhos para colorir. Nele, por exemplo, é possível obter informações de forma lúdica sobre o papel do grupo das cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do novo coronavírus.

Por meio de um caça-palavras, também é possível conhecer melhor o trabalho de Kizzmekia Corbett, uma pesquisadora afro-americana que lidera as pesquisas na busca da vacina para a Covid-19. A brasileira Nísia Trindade Lima, presidenta da Fiocruz, instituição que lidera trabalhados relacionados à saúde no Brasil,  é outra cientista apresentada no livreto. Com palavras cruzadas e imagens para colorir, os passatempos ainda oferecem informações sobre a importância de higienizar as mãos e a relevância da matemática no combate ao vírus. 

Segundo Camilla Oliveira, do departamento de Física e vice-coordenadora do projeto, um dos objetivos do livro é reconhecer e homenagear o trabalho das mulheres que dedicam suas vidas à ciência. “Elas permanecem anônimas, na grande maioria das vezes”, destaca.  A professora do departamento de Física Alessandra Barbosa destaca que essa é uma oportunidade de informar de maneira mais acessível, mostrar o quanto a Ciência é bonita e precisa ser compartilhadaJá para Clarice Amaral, do departamento de Química, a iniciativa é uma oportunidade para apresentar o trabalho de mulheres incríveis competentes que fazem e fizeram diferença na batalha contra o novo coronavírus”. 

Livro conta com imagens para colorir, como a da biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus, uma das mulheres que sequenciou o genoma do novo coronavírus

O livro traz de forma lúdica a questão da representatividade feminina. “É um caminho para inspirar as meninas a seguirem carreiras científicas”, afirma a professora Tatiana Simões, do departamento de Química. A proposta de trazer o combate à pandemia como eixo da divulgação científica também é destacada por outra de suas idealizadoras, a professora Glaucia Pantano, do mesmo departamento. “Nesse grave cenário de Pandemia, elaborar passatempos que apresentam as cientistas envolvidas no combate da Covid-19 e trazem importantes informações como formas de prevenção dessa doença é de suma importância para a sociedade”, diz.

 

Artigo anteriorEUA revogam permissão para uso da cloroquina no tratamento da covid-19.
Próximo artigoAcúmulo de gordura nas pernas e braços pode ser sinal de lipedema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui