Anvisa reforça ações pelo uso seguro de medicamentos

Fonte: Comunicação do CFF

Fonte: Comunicação do CFF

Conhecer, monitorar e prevenir os efeitos adversos de medicamentos e vacinas: esse conjunto de ações está relacionado com termo farmacovigilância. Essa foi uma palavra muito lembrada no dia 05 de maio, data em que se comemora, todos os anos, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para marcar as comemorações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou uma série de ações para fortalecer essa atividade no Brasil. Entre elas, a autarquia lançou um edital para financiar ensino, a modernização e a pesquisa neste campo.

“É uma convocação da Anvisa para as instituições de ensino, que já são grandes parceiras, possam ter também suporte e apoio técnico e também econômico. A ideia é que esses projetos possam ser levados a efeito e que, num período de um ano, consigamos ter algumas entregas que dimensionem a atuação do trabalho farmacovigilância tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista efetivo técnico em hospitais; especialmente em instituições de ensino que têm hospitais-escola ou possuam parceria com esses hospitais”, destacou o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos.

A novidade foi anunciada durante webinar promovido pela agência por ocasião do Dia do Uso Racional de Medicamentos. A farmacêutica Helaine Carneiro Capucho, gerente de Farmacovigilância da agência, explicou que os recursos a serem disponibilizados vão depender dos projetos. “Cada instituição que manifestar o seu interesse não tem que fazer todos os produtos, mas manifestar o seu interesse para colaborar com um ou mais produtos que estão previstos nesta chamada. O financiamento desse editar vai ser via cooperação internacional que a Anvisa mantém. Todo o trâmite será feito depois da qualificação das manifestações de interesse”, ressaltou Helaine.

A ação é voltada para a manifestação de instituições públicas de ensino superior, credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC), que ofereçam cursos de graduação em saúde e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Carta de Manifestação de Interesse já está disponível no site da Anvisa. As instituições interessadas poderão se candidatar até o dia 20 de maio. O conteúdo deverá ser enviado para o e-mail ugp@anvisa.gov.br.

Artigo anteriorCFM já permite reprodução com material de casal do sexo masculino
Próximo artigoHULW é referência na PB para assistência a pacientes com lúpus e atende média de 120 usuários por mês

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui