Secretaria de Saúde iniciou mutirão de colonoscopia nesta segunda(27)

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa - SMS

Crédito: Ivomar Gomes e Gilberto Firmino/PMJP

A Secretaria de Saúde, através do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), iniciou a realização a partir desta segunda-feira (27) do mutirão de exames de colonoscopia para acelerar os possíveis diagnósticos de doenças intestinais, como o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Até o dia 03 de outubro devem ser realizados 160 procedimentos.

Serão beneficiados os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão inseridos na Regulação Municipal e já aguardavam pelo exame durante o período em que o HMSI atendeu, exclusivamente, os casos de Covid-19 e suspendeu os procedimentos eletivos. A ação contará com a participação de mais de 20 médicos da rede municipal de saúde e da iniciativa privada.

“Mitos e tabus envolvem a colonoscopia, que é muito importante na cadeia de prevenção ao câncer de intestino. O mutirão, além de atender aos usuários que já aguardavam pelo exame, possibilitando um diagnóstico mais rápido também tem como finalidade conscientizar sobre a importância de fazer o exame, da prevenção para os casos de câncer colorretal”, comenta a médica coloproctologista da rede e coordenadora da Residência Médica em Coloproctologia do HMSI, Shirlane Malheiros.

O mutirão é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio do Hospital Santa Isabel, em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

Serviço – Na rede municipal de saúde, os pacientes diagnosticados com o câncer de intestino e que tiveram necessidade de colocação de bolsa de colostomia recebem assistência completa junto ao ambulatório de ostomizados, localizado no Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe. Além disso, os ostomizados que necessitam de fechar colostomia são atendidos no Hospital Santa Isabel.

Para ter atendimento no ambulatório, a demanda é espontânea, mas para ser atendido no Hospital Santa Isabel é necessário que o paciente seja encaminhado por outros serviços, como as unidades de saúde da família ou outros hospitais.

Câncer de intestino – Segundo estimativa mais atualizada do Instituto Nacional do Câncer (Inca), João Pessoa teria 50 novos casos de câncer colorretal entre homens no ano de 2020, o que representa uma taxa de 16,1 a cada 100 mil habitantes. Já entre as mulheres, a estimativa é de 60 novos casos, com uma taxa de 12,04 a cada 100 mil habitantes.

Os principais sintomas do câncer de intestino são sangramento nas fezes, dor abdominal, anemia e fraqueza, alteração da frequência evacuatória com constipação ou diarreia recorrente. Os fatores de risco mais comuns para o surgimento da doença são: alimentação deficiente em fibras e excesso de carne vermelha, processados e industrializados; obesidade; sedentarismo; tabagismo e alcoolismo.

“Para cuidar do intestino e evitar o câncer colorretal, é preciso observar os fatores genéticos que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, mas adotar hábitos mais saudáveis pode evitar o surgimento. A colonoscopia é um dos exames de diagnóstico e prevenção, mas existem exames mais simples como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, que deve ser realizado anualmente a partir dos 45 anos de idade”, destacou Shirlane Malheiros.

  • Texto: Rebeka Paiva e Thibério Rodrigues
    Edição: Katiana Ramos

Artigo anteriorNa Rede Municipal de Saúde, profissionais farmacêuticos desenvolvem papel fundamental na recuperação de pacientes
Próximo artigoSecretaria Municipal de Saúde JP inicia programação alusiva ao Outubro Rosa nesta sexta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui