Criança internada há mais de sete anos no HULW retorna para casa

Despedida teve a presença da equipe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e contou com homenagens e momentos de emoção. Fonte: HULW-UFPB/Ebserh

Crédito: HULW-UFPB Ebserh

Um misto de sensações. Mas, entre todos os sentimentos que permeiam a mãe do pequeno João Lucas Rodrigues Ribeiro, a gratidão é o mais intenso. Após vivenciar uma internação de mais de sete anos no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), Sonali Rodrigues finalmente experimentou a vitória de levar o filho, de sete anos de idade, para casa.

A desospitalização aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), quando tudo já estava preparado na residência de Sonali, em João Pessoa, para receber o paciente, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e que depende de ventilação mecânica e monitoramento 24 horas por dia.

João chegou ao HULW no dia 8 de maio de 2014, aos quatro meses de vida, e seguiu direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu por cerca de cinco anos. Desde janeiro de 2019, o paciente vinha sendo acompanhado pela equipe da Unidade de Atenção à Criança e ao Adolescente. 

“Foram quase cinco anos na UTI, sem sair para lugar algum, a não ser umas poucas vezes para o corredor do hospital. No entanto, mesmo em um ambiente fechado, com muitas restrições (pois ressaltavam os riscos de intercorrências), fomos sempre bem assistidos durante todo o tempo em que permanecemos lá”, relatou Sonali, de 25 anos. 

A psicóloga infantil Camila Batista acompanhou a família de João durante os anos em que a criança ficou internada no HULW e disse que esteve ainda mais perto nesta fase em que Sonali precisou decidir sobre a volta para casa. “Foi muito gratificante poder acompanhar um pedaço da história de João e sua família. Os anos que eles passaram aqui nos ensinaram muita coisa. É uma família linda, que sempre esteve unida no amor e na fé. Poder acompanhar essa luta diária e, neste último ano, apoiá-los na decisão de voltar para casa, mesmo diante de medo e insegurança, foi uma jornada incrível. Desejo que eles sejam felizes e possam aproveitar cada momento juntos”, falou, emocionada. 

A assistência domiciliar será através do serviço de home care e vai garantir apoio necessário tanto em relação ao acompanhamento com equipe multiprofissional (entre os quais estão enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo), quanto em se tratando do suporte de equipamentos. Tudo visando a garantir segurança e melhor qualidade de vida ao pequeno João. 

A equipe da empresa de home care realizou visitas ao HULW para receber orientações e apreender as práticas e manejos no cuidado ao paciente. A mamãe perseverante e lutadora de João Lucas sempre esteve ao lado do filho e precisou mudar de cidade (moravam em Baía da Traição, a 83 quilômetros da capital) para acompanhar de perto a batalha do pequeno pela vida, e também para possibilitar o convívio do pai com a criança, que o visitava com frequência. 

“A volta para casa traz um significado de pertencimento. O paciente fica no seio familiar, podendo fazer parte da rotina de casa, participando dos momentos de família e todo esse processo, junto com os cuidados clínicos que ele continuará recebendo em domicílio, vai estar atrelado ao bem-estar psicológico e melhor qualidade de vida do paciente”, destacou Camila Batista.

Despedida emocionante 

A equipe do Hospital Universitário Lauro Wanderley preparou uma despedida especial na tarde da quinta-feira (26), iniciando com um passeio terapêutico na cobertura do prédio da casa de saúde. Os profissionais prepararam balões azuis para que João pudesse soltar, simbolizando liberdade.

A Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (conhecida como Pediatria) e a brinquedoteca, que ficam no mesmo andar, receberam ornamentação com muitos balões e decoração com o tema Pequeno Príncipe. Depoimentos e homenagens marcaram o momento. Sonali Rodrigues se emocionou por várias vezes, expressando gratidão, através de mensagem e lembrancinhas, aos profissionais que cuidaram durante esse tempo todo de João e que ela considera como sua segunda família.

Uma nova trajetória os espera a partir de agora, tendo a fé e a gratidão como pilares dessa jornada. “Mesmo diante do diagnóstico de AME, procuro ver a situação com um outro olhar, jamais focar na doença. Não vivo o prognóstico, tento ser feliz ao lado do meu filho, aproveitar cada minuto, viver um dia de cada vez. A equipe do HULW foi essencial na construção desse processo de aceitação. Sempre me deram muito apoio”, declarou Sonali. 

Assessoria de Comunicação

Unidade de Apoio Corporativo
Superintendência
Hospital Universitário Lauro Wanderley

Artigo anteriorPrefeitura realiza encerramento da campanha Agosto Lilás e apresenta balanço de ações
Próximo artigoAntidepressivo parece promissor contra covid, mas estudo tem limitações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui