CFF alerta população sobre o uso de medicamentos

Fonte: Conselho Federal de Farmácia - CFF

Crédito: Divulgação

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) reforça a orientação de que saúde é coisa séria e medicamento também. O farmacêutico está diretamente envolvido com medicamentos desde a manipulação na farmácia magistral, no controle e qualidade de etapas na indústria, orientação e dispensação do fármaco no estabelecimento de saúde do setor público e privado, na Farmácia hospitalar, entre várias outras áreas.

Muitas vezes apenas o uso do medicamento pode não ter efeitos satisfatórios, mas em conjunto com uma boa alimentação e prática de exercícios, atinge melhores resultados, como explica Carlos André, conselho federal de Farmácia do Amapá. “A terapêutica do paciente costuma funcionar quando o farmacêutico pode orientá-lo a partir do quadro clínico constatado durante a consulta farmacêutica. Constantemente, o CFF realiza ações de conscientização e de caráter educacional com o objetivo de mostrar à população os riscos do uso inadequado de medicamentos. É um compromisso do conselho promover a orientação profissional, técnica e prática sobre as atribuições do farmacêutico”, exclama.

Na segunda-feira, 05/04, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu um comunicado à sociedade sobre o risco do uso indiscriminado de medicamentos à saúde da população. Na publicação o órgão também convida cidadãos para colaborar com notificações de eventos adversos relacionados a medicamentos. O documento da Anvisa apresenta pontos-chave que categorizam o uso irracional de medicamentos como aquele sem prescrição profissional, orientação, respeito à dosagem e tempo terapêutico.

A ingestão ou aplicação de medicamentos sem o devido acompanhamento adequado, cautela e rigor se torna um sério risco à saúde do paciente, capaz de ocasionar graves reações, inclusive, óbitos. “Todo medicamento pode causar uma reação adversa, tanto o prescrito em receita médica, quanto os isentos de prescrição. Alertar é o nosso dever. Trabalho humanizado em todos setores que envolvem o farmacêutico como agente de saúde é imprescindível no cuidado à saúde do paciente”, defende o conselheiro.

O pronunciamento da Agência é direcionado tanto a profissionais da saúde quanto ao cidadão comum. A publicação apresenta a plataforma de base de dados VigiMed sobre ‘eventos adversos a medicamentos’, onde é possível fazer as notificações. “É imprescindível que profissionais de saúde e cidadãos notifiquem as suspeitas de eventos adversos, mesmo sem ter certeza da associação entre o ocorrido e o medicamento. A notificação torna possível identificar novos riscos e atualizar o perfil de segurança dos medicamentos”, declarou a Anvisa.

Com o objetivo de promover a reflexão e conscientização da sociedade quanto aos perigos da prática de se automedicar, o CFF realiza uma campanha anual durante o mês de maio em celebração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio). Acompanhe nossos canais de comunicação e fique por dentro dos assuntos repercutidos pelo Conselho Federal de Farmácia.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Em todo o mundo, autoridades sanitárias estão preocupadas com a população sobre o grave problema da automedicação fora das indicações e posologias aprovadas no registro. Segundo a OMS, um dos maiores problemas de saúde em contexto mundial é o uso irracional ou inadequado de medicamentos. Estima-se que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de maneira inadequada, além disso, que metade dos pacientes não os consome corretamente.

A OMS preconiza o uso racional de medicamentos como sendo uma prática que deve funcionar a partir do recebimento do medicamento para as condições clínicas em doses adequadas às necessidades individuais de cada paciente, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Artigo anteriorNeuropediatra do HULW explica que intervenção precoce melhora qualidade de vida de crianças com autismo 
Próximo artigoAnvisa pede atualização de bula da vacina de Oxford

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui