Retomada do estudo da vacina de Oxford é aprovado pela Anvisa

Agência recebeu neste sábado dados de laboratório britânico. Estudo foi suspenso na 3ª feira. Um dos pacientes teve reações adversas. Por Poder 360

A vacina de Oxford, a da Sinovac, a da Johnson&Johnson e da Pfizer já receberam autorização da Anvisa para testes no país. Crédito: Sérgio Lima / Poder 360

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou neste sábado (12.set.2020) a retomada do estudo clínico da vacina desenvolvida conjuntamente pela universidade de Oxford e pela empresa AstraZeneca. A decisão foi tomada durante a tarde e considerou as informações recebidas da agência reguladora britânica (MHRA), do Comitê Independente de Segurança do estudo clínico e da empresa farmacêutica.

“Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado”, disse a agência em nota.

Os testes da vacina foram suspensos na 3ª feira (8.set.2020) depois que 1 dos voluntários teve uma reação adversa. Neste sábado, Oxford informou que os testes serão retomados.

Com a autorização, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) poderá retomar os testes da vacina contra covid-19.

NO BRASIL

Ao todo 5 mil voluntários participam dos estudos clínicos da vacina no Brasil. Depois da suspensão dos testes, a Unifesp comunicou que não houve notificação de efeitos adversos entre os voluntários brasileiros.

O governo federal abriu crédito de R$ 1,9 bilhão para adquirir 100 milhões de doses da vacina e a tecnologia para produzi-la no país. A expectativa era que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) iniciasse a fabricação em abril de 2021.

O Brasil firmou acordo com o laboratório responsável pela vacina, AstraZeneca, envolvendo a aquisição de 30 milhões de doses independentemente do resultado dos testes e de incorporação de tecnologia para a fabricação pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de mais 70 milhões de unidades a depender do êxito do ensaio clínico.

Artigo anteriorSetembro Dourado chama atenção para câncer em crianças e adolescentes
Próximo artigoCoronavírus BR: boletim 12.09.2020. Com 4.315.687 casos confirmados. Temos 3.553.421 foram recuperados. Em 24 horas temos 814 óbitos novos óbitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui