Covid-19: obesidade aumenta em até 4 vezes o risco de morte

Por ICTQ

Overweight hispanic or middle eastern senior couple wearing a N95 protective mask due Covid-19 pandemic. ICTQ

Cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram os dados de 5.652 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19), e descobriram que a obesidade é um fator importante de agravamento da doença, podendo aumentar os riscos de morte, principalmente, no caso de pacientes do sexo masculino com menos de 60 anos.

O estudo, publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, analisou pessoas infectadas entre fevereiro e maio de 2020. Nesse sentido, os pesquisadores concluíram que pacientes obesos deste grupo tinham até quatro vezes mais chance de morrer pela doença.

“Encontramos uma associação impressionante entre o IMC e o risco de morte entre pacientes com diagnóstico da Covid-19 em um sistema integrado de saúde. Essa associação foi independente das comorbidades relacionadas à obesidade e outros fatores potenciais”, escrevem os autores.

Os pesquisadores completaram: “Nossos dados também sugerem que o risco pode não ser uniforme em diferentes populações, com o IMC elevado fortemente associado à mortalidade pela Covid-19 em adultos jovens e pacientes do sexo masculino, mas não em pacientes do sexo feminino e idosos”

Detalhe curioso

Um dado importante do estudo é que a obesidade foi analisada com a exclusão de fatores extras como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros. Dados de mulheres grávidas também foram retirados da pesquisa.

Contudo, vale ressaltar que pessoas com diabetes, hipertensão e problemas cardíacos são consideradas também um grupo vulnerável aos casos mais graves da Covid-19.

Importância

De acordo com os pesquisadores o estudo é extremamente relevante para que precauções extras sejam tomadas, por meio de profissionais de saúde, para que sejam evitados mais riscos contra esse grupo.

Vale ressaltar ainda que, de acordo com um levantamento divulgado por meio do Ministério da Saúde (MS), na quarta-feira (12/08), mais de 4 mil pessoas com obesidade faleceram em decorrência do novo coronavírus, desde o início da pandemia, sendo que quase metade desse total foi de indivíduos com menos de 60 anos.

Por Wandy Ribeiro

Artigo anteriorVacina da Sinopharm deve ficar pronta neste ano e já tem preço
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 19.08.2020. Temos um total de 98.494 casos confirmados e 58.031 recuperados. Temos 20 óbitos confirmados, 05 em 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui