Psicoestimulantes podem ajudar no tratamento da dependência à cocaína

Substâncias como anfetaminas oferecem melhor retorno no tratamento - Por Agência Brasil

Foto: Freepik

Anfetaminas de prescrição, como a dexanfetamina e os sais mistos de anfetaminas, são substâncias que oferecem melhor retorno no tratamento de pacientes com dependência de cocaína. A descoberta consta de uma análise assinada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade de Columbia e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e foi publicada na revista científica PsychopharmacologyA equipe de cientistas avaliou resultados obtidos através de 38 ensaios clínicos, que abrangeram os efeitos do tratamento de 2.889 dependentes químicos. Desse total, 26 estudos abordavam, especificamente, cuidados voltados a pacientes com dependência em cocaína. A indicação de psicoestimulantes que imitam os efeitos farmacológicos da cocaína vem sendo cogitada desde que se notou sua aplicabilidade em tratamentos para dependentes de opioides e nicotina.

Na análise, foram considerados psicoestimulantes de ação mais intensa, como o metilfenidato e o modafinil, além das anfetaminas. Foram observados, ainda, outros fatores da equação, como modos de manter os períodos de abstinência, isto é, quando os pacientes deixam de consumir a droga, a administração de doses elevadas dos medicamentos testados no tratamento e formulações de liberação prolongada.

O que se percebeu é que os pacientes tratados com anfetaminas prescritas tiveram quase duas vezes e meia mais chances de ficar três semanas em abstinência. A eficácia também aumentou à medida que as doses eram ampliadas, fato explicado em razão das alterações cerebrais provocadas pelo uso constante da cocaína.

Artigo anteriorCoronavírus BR: boletim 24.07.2020. Com 2.343.366 casos confirmados. Temos 1.592.281 foram recuperados. Em 24 horas temos 1.156 óbitos novos óbitos
Próximo artigoDelicado retorno: Brasil busca parâmetros sanitários e pedagógicos para planejar a retomada das aulas presenciais na educação básica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui