HULW cria Central de Teleatendimento para oferecer assistência remota a usuários

Fonte: HULW - UFPB/EBSERH - Atendimentos ocorrerão por meio de ligação do aplicativo de mensagens WhatsApp ou da plataforma Teams, da Microsoft.

Fonte FreePik

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, criou uma Central de Teleatendimento para oferecer orientação remota a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são assistidos pela instituição. Desde março, exames e consultas ambulatoriais estão suspensos na unidade de saúde, devido às ações de enfrentamento da pandemia de covid-19. A Central de Teleatendimento começa a funcionar na próxima segunda-feira (18).

O novo serviço é exclusivo para quem é acompanhado por profissionais do Hospital Universitário, ou seja, não serão aceitos pacientes novos. Conforme o planejamento, pelo menos 40 profissionais irão realizar assistência remota aos usuários do HULW. Os atendimentos ocorrerão por meio de ligação do aplicativo de mensagens WhatsApp ou da plataforma Teams, da Microsoft. Será ofertado teleatendimento nas seguintes especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia.

“Como ocorreu o fechamento do ambulatório, para evitar grande aglomeração de pessoas no local bem como para que o hospital pudesse oferecer um maior apoio ao enfrentamento do coronavírus, houve a necessidade de, por meio do teleatendimento, nós continuarmos dando assistência a esses pacientes mesmo que a distância”, explica Ângelo Melo, gerente de Ensino e Pesquisa e superintendente em exercício do HULW.

Ele também destacou a importância da iniciativa para a assistência à população. “Nós estamos com um ambulatório fechado há praticamente dois meses, e os pacientes precisam ter um monitoramento, uma orientação, um apoio assistencial nesse momento. Não é possível realizar uma teleconsulta porque seria necessário termos plataformas muito mais complexas, e sabemos da dificuldade de acesso dos pacientes a essas ferramentas. Mas a teleorientação e o telemonitoramento vão ajudar bastante agora, principalmente aos pacientes com enfermidades crônicas”, afirma Ângelo Melo.

Para a execução do projeto de telemedicina do Lauro Wanderley, foram definidos dois tipos de teleatendimento: a teleorientação e o telemonitoramento. O acesso dos pacientes ao serviço será por meio de uma central telefônica com quatro linhas, que vão contemplar 12 especialidades: Grupo 1 – Reumatologia, Dermatologia, Nefrologia; Grupo 2 – Hematologia, Oncologia, Endocrinologia; Grupo 3 – Cardiologia, Pneumologia, Pediatria; Grupo 4 – Neurologia, Geriatria, Psiquiatria. Antes do teleatendimento, ocorrerá uma triagem, para verificar se o paciente tem perfil para receber assistência a distância.

LINHAS DA CENTRAL DE TELEATENDIMENTO

TELEFONE ESPECIALIDADES
3206-0691 Reumatologia/Dermatologia/Nefrologia
3206-0692 Hematologia/Oncologia/Endocrinologia
3206-0693 Cardiologia/Pneumologia/Pediatria
3206-0694 Neurologia/Geriatria/Psiquiatria

 

Quando o usuário ligar para um dos números fornecidos pelo HULW, será aplicado um questionário e definido se o paciente está apto para o atendimento. Em seguida, haverá a coleta de dados para agendamento. Depois, é indagado se ele tem acesso à internet e a e-mail. Caso contrário, o atendimento ocorrerá por meio de ligação de um aplicativo de conversa. Depois do paciente passar por triagem, será agendada uma data, na grade de cada profissional que está fazendo o telatendimento, conforme o dia que ele costuma atender no ambulatório do HULW. Previamente, os usuários serão comunicados sobre data e horário do atendimento.

SERVIÇO VAI ATENDER DEMANDA REPRIMIDA

A criação da Central de Teleatendimento tem como objetivo atender a demanda reprimida de vários pacientes, a exemplo daqueles com enfermidades crônicas, como diabetes, cardiopatias e doenças reumatológicas. Tais usuários são assistidos pelo Hospital Universitário há algum tempo, e é necessário dar continuidade a esses acompanhamentos.

Atualmente, existem outras iniciativas de telemedicina sendo executadas em hospitais da Rede Ebserh, mas o HULW desenvolveu um projeto próprio, tendo como subsídio um documento produzido pela estatal. “Houve troca de experiências com outros hospitais, mas não há um padrão. Observamos o que havia no documento da sede e, a partir daí, adaptamos para a realidade do Lauro Wanderley”, afirma Ângelo Melo.

O superintendente em exercício do HULW lembra ainda que, a partir da criação da Central de Teleatendimento, outros serviços remotos voltados aos usuários de algumas especialidades do Lauro Wanderley e que funcionavam por meio de redes sociais ou aplicativos (Instagram, Facebook e WhatsApp) serão interrompidos.

“Este é o programa oficial do Hospital Universitário. No máximo, o que pode acontecer é que os alunos que participavam de outras ações de telorientação sejam inseridos para dar um apoio na central telefônica”, explica Ângelo Melo. Ele reforça que é necessária a interrupção desses outros projetos, para que a população não se confunda.

CONHEÇA AS AÇÕES DE TELEMEDICINA REGULAMENTADAS PELO CFM

  • Teleorientação – para que profissionais da medicina realizem a distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;
  • Telemonitoramento – ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigilância a distância de parâmetros de saúde e/ou doença.
  • Teleinterconsulta – exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Angélica Lúcio – Jornalista HULW-UFPB/EBSERH

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