Arboviroses: também temos que nos preocupar!

Enfermeira do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, especialista em Saúde Pública, especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública e especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda em Ciência da Informação pela UFPB.

Em meio a toda essa onda de Coronavírus, venho trazer uma outra preocupação, a qual não está exposta na mídia, a das arboviroses (dengue, chikungunya e Zika), de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (07), até o mês de janeiro foram notificados 94.149 casos prováveis de dengue no Brasil. A região centro-Oeste é o que apresenta o maior número de casos, pois o período chuvoso lá é nesta época, seguido da região Sul.

O Nordeste ainda é a região com menos casos até o momento, isso se deve às poucas chuvas neste período. Chamo atenção para as poucas informações, orientações lançadas para prevenção dessas enfermidades que muito assustaram há alguns anos, hoje só se fala em Coronavírus que no mundo todo teve cerca de 118 mil casos confirmados em 114 países, e só a dengue até o dia 25/01/2020 já encontra-se com quase 95 mil casos prováveis. As recomendações foram simplesmente esquecidas, quem lembra de: não deixar água parada nos mais diversos lugares (calhas, laje, recipientes das plantas)? Ou de usar repelente com frequência? Precisamos retomar urgentemente com essas práticas até que virem um hábito!

Pois o período de chuva está próximo e não podemos deixar que aconteça aqui o que está acontecendo no Mato Grosso do Sul, Acre e Paraná, onde a taxa de incidência (manifestação de casos novos da doença) chega a 200 casos por 100 mil habitantes, índice altíssimo! A melhor forma de prevenir as arboviroses ainda é combatendo o mosquito! Vamos à luta!

Autora: Tereza Ludimila de Castro Cardoso – Enfermeira – COREN-PB 123.831 

Artigo anteriorLuciano Cartaxo baixa decreto com determinações para prevenção ao Coronavírus, e cria Central de Orientações com médicos por telefone.
Próximo artigoParaíba continua sem caso confirmado de Coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui