Maternidade Frei Damião usa dramatização para incentivar o aleitamento materno

Fonte: Governo do Estado da Paraíba

Crédito: Governo do Estado da Paraíba

Maternidade Frei Damião utilizou da dramatização para conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento materno. As informações foram repassadas de forma lúdica e de fácil entendimento para as pacientes que estavam à espera de atendimento no ambulatório da maternidade que está funcionando na Avenida Cruz das Armas, no antigo prédio do Laboratório de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB). A ação faz parte da política de humanização e de educação permanente em saúde da unidade de saúde.

Com o Tema: “A Importância do Aleitamento Materno: Quem não chora, não mama”, a peça teatral foi apresentada pela assistente social Luzia Sabino Vieira, pela nutricionista Ana Lúcia Lima dos Santos e pela psicóloga Maria do Socorro Ferreira.

A diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes, explicou que a prática e o incentivo ao aleitamento materno têm se tornado uma das principais políticas adotadas pela Frei Damião.  “Aqui na maternidade a prática do incentivo ao aleitamento materno faz parte da pauta diária de nossas atividades. A orientação é para que as equipes mostrem para as nossas pacientes todos os benefícios que o leite materno proporciona para ela e para o seu filho como também desmitificando todos os mitos que ainda hoje existem sobre o tema”, disse, adiantando que o leite materno é um alimento de baixo curso financeiramente somando-se também os nutrientes que o produto oferece ao bebê.  “Está comprovado cientificamente que o leite materno é o melhor alimento que uma criança pode receber nos primeiros seis primeiros meses de vida”, destacou.

Selda Gomes lembrou que em 2019 a unidade de saúde teve o título de Hospital Amigo da Criança validado pelo Ministério por cumprir a exigência dos dez passos de incentivo à prática do aleitamento materno e assim continuar fazendo parte da Iniciativa do Hospital amigo da Criança (IHAC)

“Fomos aprovados com louvor em todos os passos, e esse título pertence a todos os colaboradores dessa Maternidade, que se doam no cotidiano em prol das mulheres que buscam um serviço de qualidade e humanizado. Esse título representa as nossas ações pautadas na desconstrução de práticas antigas, e inovação da qualidade da assistência focada nos usuários. Porém, ao mesmo tempo, peço que continuemos com a mesma rotina que estamos vivendo. Juntos somos capazes de elevar ainda mais o nome da Maternidade Frei Damião”, comentou a diretora geral da maternidade.

Dez passos para o sucesso do aleitamento materno

Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.

Artigo anteriorCachorros podem detectar covid com até 94% de precisão, diz estudo
Próximo artigoPoeta Bráulio Bessa, do Encontro, está internado com covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui