Segundo caso de coronavírus no Brasil é confirmado em São Paulo

Paciente é um homem de 32 anos que esteve em Milão, na Itália. Ele passa bem e está isolado em casa com a mulher, que não apresenta sintomas.

Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP

O Ministério da Saúde informou neste sábado (29) que foi notificado pela Secretaria de Saúde de São Paulo sobre um segundo caso confirmado de coronavírus no Brasil.

De acordo com o ministério, o paciente é um homem de 32 anos. Ele chegou na quinta-feira (27) de Milão, na Itália — país com maior número de casos fora da Ásia. Não há evidências de circulação do vírus em território nacional.

Em nota, o ministério informa que o paciente sentiu os sintomas no mesmo dia do retorno ao Brasil: ele relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. Segundo as autoridades brasileiras, o homem vestiu máscara durante todo o voo de volta a São Paulo.

Na sexta-feira, o paciente procurou atendimento no Hospital Albert Einstein, onde fez exames. O resultado confirmou Covid-19 — nome da doença do novo coronavírus — ainda neste sábado.

Agora, segundo o Ministério da Saúde, o homem está em casa e passa bem. Ele e a mulher — que não apresenta sintomas — estão em isolamento domiciliar, por precaução.

Embora o paciente tenha relatado o uso de máscara no avião, o Ministério da Saúde informou que investiga junto à Anvisa os possíveis contatos próximos do homem durante o voo e em outros locais. As secretarias de Saúde do Estado e do Município também participam da investigação.

O vírus causa a doença que ganhou o nome de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na sexta-feira, o órgão elevou o grau de risco da epidemia do novo coronavírus para ‘muito alto’.

Segundo último balanço do Ministério da Saúde, até sexta-feira havia 182 casos suspeitos do novo coronavírus e 71 descartados em todo o Brasil.

Mais informações sobre o caso serão consolidadas pelo pasta, em conjunto com a secretaria, e divulgadas ainda neste sábado.

O primeiro caso foi confirmado na quarta-feira (26). Trata-se de um homem que também é São Paulo e veio da Itália. O paciente, de 61 anos, foi o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Fonte: G1

Artigo anteriorBrasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde
Próximo artigoMorre primeira vítima do coronavírus nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui