Tudo pronto para o início da Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Crédito: Ivomar Gomes Pereira/PMJP

Todos os detalhes prontos e planejamento afinado para o início da vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa. O primeiro lote da vacina CoronaVac está previsto para chegar ainda nesta segunda-feira (18) na Paraíba, sendo transportado em um avião comercial. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim que as doses desembarquem no Aeroporto Castro Pinto serão conferidas pelo Governo do Estado e repassadas para os 223 municípios da Paraíba. Na Capital, o processo para imunizar os profissionais será iniciado imediatamente.

Além dessa logística para a chegada da vacina, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) fez todo um planejamento para agilizar a vacinação. Os mínimos detalhes foram colocados em prática, como, por exemplo, a confecção de novos cartões de vacinação que serão usados no processo de imunização contra Covid-19. Outro detalhe é que não é necessário ter o Cartão SUS, bastando à pessoa que for receber a vacina apresentar um documento pessoal oficial.

“É importante acalmar a população para que não tenha desespero em emitir o Cartão SUS para tomar a vacina, uma vez que será possível receber a dose apresentando o CPF”, explicou a coordenadora do Cartão SUS em João Pessoa, Alana Aguiar.

O plano de vacinação da Prefeitura de João Pessoa se baseia no planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal e tem a meta de vacinar 95% dos grupos prioritários. Este será desenvolvido em quatro etapas. Para evitar aglomeração, a SMS irá utilizar ginásios de esportes e o sistema driver thru.

Fases – Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid serão imunizados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, idosos a partir de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígenas aldeado em terras demarcadas e povos de comunidades ribeirinhas. A segunda fase são pessoas com 60 a 74 anos, na terceira quem tem comorbidades e na quarta trabalhadores de educação, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e presidiários.

Confira abaixo o resumo do plano:

GRUPOS ONDE DOCUMENTAÇÃO
Trabalhadores da saúde, idosos; população indígena; povos e comunidades tradicionais local de trabalho (rede hospitalar, UPA e Samu) Cartão do SUS ou CPF
Demais trabalhadores de saúde ginásios Cartão do SUS, CPF e documento que comprove sua função
Grupo prioritário ginásios Cartão do SUS, CPF e documentação que faz parte do grupo
Idosos acamados e domiciliados Residência – por agendamento

Drive thru

locais a serem divulgados

Cartão do SUS ou CPF

Fonte: Plano Municipal de Operacionalização contra Covid-19

  • Texto: Adriana Crisanto
    Edição: Cristina Cavalcante

Artigo anteriorVacinação contra covid-19: saiba quem será vacinado em cada fase
Próximo artigoHospital Prontovida passa a atender demais casos de síndrome respiratória aguda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui