Mais de 60% das crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio

Campanha termina no dia 30 de outubro. Fonte: Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, no dia 5 de outubro até esta segunda-feira (27), apenas 35% das crianças (4 milhões) foram vacinadas contra a poliomielite. A campanha irá até o próximo dia 30 e 7,3 milhões de crianças ainda precisam ser levadas pelos pais ou responsáveis até os postos de saúde para vacinar. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões das crianças de 1 a menores de 5 anos.

O estado que mais vacinou as crianças até agora foi o Amapá (62,59%), seguido do estado da Paraíba (50,11%). Rondônia foi o estado que menos vacinou, tendo atendido apenas 11,76% do público-alvo. A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

A campanha nacional ocorre junto com a campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 27.10.2020. Temos um total de 131.435 casos confirmados e 107.930 recuperados. Temos 08 óbitos confirmados, 06 em 24h
Próximo artigoPesquisadores da UFPB criam composto sintético promissor no combate ao câncer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui