Vacina chinesa da SinoPharm ativou anticorpos, mostra estudo

Por ANSA It

Estudo publicado na "Nature Medicine" analisou 37 pacientes assintomáticos e 37 sintomáticos - Foto: Augustin Marcarian

Um vacina candidata contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) desenvolvida pela China National Pharmaceutical Group (SinoPharm) conseguiu ativar os anticorpos contra o vírus nas fases 1 e 2 de testes, informaram os pesquisadores no “Journal of the American Medical Association” (Jama) nesta quinta-feira (12).

Segundo a publicação, a vacina não produziu nenhum efeito colateral grave nos 320 voluntários das fases iniciais, mas ainda é incerto se a quantidade de anticorpos produzidos será suficiente para evitar uma infecção pela Covid-19 e por quanto tempo isso durará – o que será testado na última fase.

A análise incluiu pessoas entre 18 e 59 anos, saudáveis, e que começaram a manifestar os primeiros anticorpos 14 dias após a aplicação da primeira dose. Os sintomas adversos foram dores no local da aplicação e febre leve, sem nenhum tipo de complicação mais severa pós-aplicação.

A imunização, que usa um vírus inativado, já está na terceira fase, com 15 mil voluntários nos Emirados Árabes Unidos, e será também testada no Brasil após um acordo da empresa com o governo do Paraná.

A publicação científica confirma, assim, os resultados que já haviam sido publicados pela SinoPharm, divulgados em julho. À época, a empresa informou que 1.120 voluntários chineses haviam passado pelas duas etapas com três diferentes tipos de dosagem e que os resultados tinham sido altamente satisfatórios.

A agência chinesa a Xinhua informou que a empresa tem capacidade de produzir 200 milhões de doses da vacina por ano, caso ela seja aprovada.

Atualmente, a China está desenvolvendo 19 vacinas candidatas contra o Sars-CoV-2, sendo que oito delas já estão na fase dos testes clínicos. (ANSA).

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 14.08.2020. Temos um total de 94.660 casos confirmados e 50.326 recuperados. Temos 21 óbitos confirmados, 04 em 24h
Próximo artigoEm 10 dias Anvisa deve receber pedido de registro de soros de cavalos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui