Aplicativo gratuito auxilia adoção de distanciamento em salas de aula

Imagem: UNIFESP

A retomada das aulas presenciais, suspensas desde o início da pandemia da covid-19, é um dos temas que tem sido discutido por estados e municípios brasileiros. A necessidade de manter um distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula é um dos grandes desafios para os gestores.

Essa questão levou um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a desenvolver o aplicativo Sala Planejada, que auxilia na configuração das mesas e carteiras, mantendo o espaço necessário entre elas.

Coordenado pelo docente do ICT/Unifesp Luis Felipe Bueno, o aplicativo computacional gratuito funciona da seguinte forma: os responsáveis preenchem os campos com as dimensões da sala e da cadeira, a quantidade de cadeiras desejadas, bem como a distância necessária entre elas. Com base nesses parâmetros, o programa gera, de forma imediata, sugestões de layouts para o local, auxiliando os gestores com essa questão.

Entretanto, o aplicativo fornece uma configuração que garante apenas o distanciamento dos alunos em sala de aula. Não são consideradas muitas outras variáveis que são igualmente fundamentais para garantir a segurança de todos e não deve ser utilizada como medida única para o retorno seguro às atividades acadêmicas.

Artigo anteriorHospital Universitário Lauro Wanderley anuncia retomada do atendimento na maternidade
Próximo artigoEstudo da Unicamp apresenta novo alvo para tratar esquizofrenia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui