Hospital Universitário Lauro Wanderley anuncia retomada do atendimento na maternidade

Por HULW-UFPB/Ebserh

A assistência na maternidade do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) será retomada nesta quinta-feira (6/8), uma semana após a instituição optar pela suspensão do atendimento como medida de prevenção à disseminação do coronavírus no centro de saúde. No último dia 30 de julho, o HULW comunicou à sociedade, por meio de nota, que quatro recém-nascidos tiveram diagnósticos confirmados para a covid-19, e dois deles faleceram.

Em função disso, houve bloqueio da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e a consequente interrupção de entrada de novas gestantes na maternidade. O retorno das internações na maternidade do HULW será gradual, utilizando-se dos protocolos de acesso já estabelecidos pela Comissão de Controle da Infecção Hospitalar e Comitê Operativo de Emergência ao enfrentamento da covid-19. Também será feito um estudo junto aos profissionais da instituição, com testagem quinzenal, para que se possa identificar eventuais casos positivos e um possível foco de transmissão no hospital.

De acordo com o titular da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do HULW, Moisés Diogo de Lima, a proposta do Hospital Universitário de retomar as atividades assistenciais foi acatada pelo Ministério Público paraibano, nas esperas estadual (MPT), federal (MPF) e do Trabalho (MPT), durante audiência por videoconferência realizada na tarde de segunda-feira (03.08).

“A perspectiva de retorno é para a próxima quinta-feira, conforme reunião realizada com o Ministério Público Federal, diretores de outras maternidades, secretarias de Estado e do Município. Na ocasião, reforçamos que a interrupção do atendimento foi necessária, pois identificamos casos de covid-19 entre recém-nascidos”, explica o gestor.

O gerente da GAS/HULW acrescentou que, no período em que a maternidade ficou fechada para entrada de novas gestantes, foram adotadas medidas de desinfecção terminal dos ambientes (alas A e B), desinfecção dos repousos dos profissionais e remoção de todas as crianças, para oferecer a melhor segurança possível às gestantes e aos profissionais que atuam no Lauro Wanderley. O HULW ainda realizou testagem para covid-19 de todos os recém-nascidos e seus acompanhantes, utilizando-se do exame RT-PCR. Nos casos em que se confirmou a contaminação pelo coronavírus, os envolvidos foram transferidos para a maternidade de referência, que é a Frei Damião.

Moisés Diogo de Lima também destacou que, desde o início do ano, o Hospital Universitário vem adotando protocolos de segurança com vistas ao enfrentamento do coronavírus. “Os protocolos vêm sendo utilizados e foram reforçados mais uma vez, desde a admissão da paciente, para que evitemos alguns possíveis casos de acompanhantes ou de gestantes assintomáticas e que possam, por ventura, estar transmitindo o vírus (Sars-CoV-2)”, afirma.

Em relação às crianças internadas no HULW e que foram contaminadas pela covid-19, o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário refutou a hipótese de que teria havido falha por parte da instituição. “Em momento algum! A infecção pela covid-19 está presente em todos os ambientes; no transporte público possivelmente, nos supermercados, enfim, onde existe aglomeração. O grande problema são as pessoas assintomáticas, que naturalmente desconhecem ser portadoras do vírus e, assim, transmitem a infecção”, diz. Outro agravante, conforme o gestor, é a indisponibilidade de um exame, em qualquer lugar, que seja fidedigno e rápido para detecção das pessoas assintomáticas.

FLUXO INTERNO – Pelo protocolo atual, quando uma gestante dá entrada na maternidade do HULW com sintomatologia sugestiva de covid-19, logo é encaminhada para  a unidade de referência em João Pessoa, que é a Maternidade Frei Damião. “Esse fluxo vai ser ainda mais reforçado no hospital, no sentido de identificar possíveis pessoas assintomáticas, que possam ser transmissoras da infecção”, ressalta o gerente Moisés Diogo de Lima.

Angélica Lúcio – Jornalista
Artigo anteriorCoronavírus BR: boletim 04.08.2020. Com 2.801.921 casos confirmados. Temos 1.970.767 foram recuperados. Em 24 horas temos 1.154 óbitos novos óbitos
Próximo artigoAplicativo gratuito auxilia adoção de distanciamento em salas de aula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui