O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Estado, comemora 61 anos neste sábado dia 25 de julho

Foto: Divulgação

O ambulatório do hospital oferece atendimento em infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgião vascular, gastroenterologia, angiologista, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologista e homeopatia.
Para atender a demanda o Clementino Fraga conta com uma estrutura física e com uma equipe de profissionais multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais que atuam de forma que o usuário do serviço se sinta acolhido e bem atendido.
Outros serviços – O Clementino Fraga também dispõe de um centro de diagnóstico por imagem, disponibilizando os serviços de tomografia, ultrasonografia, endoscopia e raios-x. O hospital possui ainda um laboratório onde são realizados os exames como a testagem rápida de HIV e testagem de hepatite B.

Outro serviço é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste na assistência hospitalar a portadores de HIV/AIDS dentro do princípio da “desospitalização”, em que uma equipe multidisciplinar acompanhará o tratamento do paciente em sua residência.

Desde sua fundação em 1959, ainda pertencente ao Ministério da Saúde, denominado como “Sanatório Clementino Fraga”, o hospital atuava exclusivamente com o Programa Nacional de Tuberculose. Em 1978, a Universidade Federal da Paraíba assumiu a direção do hospital e nesse período ele passou a ser chamado de: “Hospital Universitário Clementino Fraga”. A partir de 1989, a unidade passou a ser responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, onde ele também passou a ser referência no tratamento de hanseníase, HIV/AIDS e outras doenças infectocontagiosas. No 1º semestre de 2020 o complexo hospitalar em virtude da pandemia se transformou em referência estadual para o tratamento da Covid-19.

Atualmente o médico infectologista Fernando Chagass e uma competente equipe de assessores estão com a responsabilidade de gerir com excelência, qualidade, humanização e solidariedade o complexo hospitalar supracitado!

Texto: Francisco Morais – Sanitarista e servidor do Ministério da Saúde.

Artigo anteriorPrograma Por Falar em Saúde retorna a Mangabeira FM falando sobre o Novo Normal
Próximo artigoAnvisa proíbe venda sem receita de cloroquina e ivermectina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui