Um vídeo publicado pelo Instituto Butantan nas redes sociais mostra a equipe técnica comemorando ao saber o resultado da eficácia da vacina CoronaVac nos testes realizados no Brasil.
A comemoração foi feita em uma reunião fechada na noite da quarta-feira, 6, após o cientista Ricardo Palácios, diretor de ensaios clínicos do Butantan, informar os dados aos outros diretores.
O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto, atingiu 78% de eficácia para casos leves e garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos participantes vacinados que foram contaminados com o vírus.
“Com esses resultados, nós temos certeza de que temos uma boa vacina, uma vacina que vai ajudar a sobreviver, nesse primeiro momento, a essa terrível pandemia, e quem sabe em um segundo momento ajudar a nos livrarmos dessa situação difícil em definitivo”, disse o diretor do Butantan, Dimas Covas.
“Vamos em frente, porque temos muito trabalho pela frente, agora mais do que nunca, para fazer essa vacina chegar ao braço dos brasileiros. É o que nós queremos. É o que nós vamos fazer”, completou.
Uso emergencial
Nesta sexta-feira, 8, o Instituto Butantan e o governo de São Paulo enviaram para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial da CoronaVac. O pedido de autorização deve ser analisado em até dez dias.
A Anvisa deve se pronunciar sobre o pedido do Instituto Butantan ainda nesta sexta-feira.
Veja o video