SMS alerta sobre riscos de excessos na ingestão de bebidas e comidas neste fim de ano

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa - SMS

Foto: Mazinho Gomes

Nesta época do ano, devido às festas, confraternizações e comemorações como Natal e Réveillon, é bem comum que as pessoas exagerem na ingestão de comidas e bebidas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa alerta sobre os cuidados para evitar passar por algum problema relacionado.

A orientação em caso de mal-estar é que o paciente procure uma das quatro unidades de pronto atendimento (UPA) da Capital, que ficam localizadas nos bairros dos Bancários, Cruz das Armas, Manaíra e Valentina.

De acordo com o médico Ellton Pereira Lima, diretor técnico da Upa Bancários, casos de pessoas intoxicadas por ingestão de comidas ou bebidas são bastante corriqueiros neste período do ano. Dessa forma, ele alertou sobre os cuidados que a população deve ter para evitar maiores transtornos.

“Muitas vezes, esses momentos, devido aos excessos cometidos com a comida e bebida, podem gerar quadros danosos ao organismo. A sobrecarga de alimentos que se coloca sobre o sistema digestivo pode gerar quadros de má digestão, refluxo ou dores abdominais. Especialmente aqueles pacientes portadores de comorbidades, como diabetes e hipertensão, devem ter cuidados com os alimentos nessas festas de fim de ano, pois, muitos desses pratos, são ricos em carboidratos, gorduras e sal de cozinha”, ressaltou.

Em relação à bebida alcoólica, os casos podem ser mais graves, alerta o médico. “Temos situação semelhante ou, em casos extremos, situação pior que aquela vista com os excessos cometidos com a comida. A ingestão excessiva de bebidas alcóolicas pode levar o indivíduo a sofrer um quadro de intoxicação alcoólica, que ocorre quando o fígado não consegue metabolizar todo o álcool ingerido e o excedente gera intoxicação de diversos órgãos, especialmente, o cérebro. Neste caso, é importante ficar atento se o usuário está apresentando algum quadro de confusão mental, sonolência excessiva, que é o rebaixamento do nível de consciência, e diminuição da capacidade respiratória e dos batimentos cardíacos, que podem ser aferidos sentido os pulsos da pessoa”, explicou.

Atendimentos – As quatro UPAs, mantidas pela Prefeitura de João Pessoa, atenderam, de 1º de janeiro até 15 de dezembro desse ano, um quantitativo de 236.062 pessoas com os mais diversos diagnósticos. Essas unidades de saúde funcionam 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Confira os endereços das UPAs:

UPA Oceania – Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), nº 70, Manaíra;

UPA Célio Pires de Sá – Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo;

UPA Augusto Almeida Filho – Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas;

UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias – Rua Empresário João Rodrigues Alves, s/n, Bancários.

  • Texto: Allan Hebert
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: assessoria da SMS

Artigo anteriorComunicado: maternidade do HULW não receberá pacientes por demanda espontânea
Próximo artigoCovid-19 ofuscará comemorações de ano-novo no mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui