Anvisa libera uso emergencial de sotrovimabe contra covid-19

Uso restrito do medicamento é a hospitais, sob prescrição médica e sua venda é proibida ao comércio. Fonte: Catraca Livre

Crédito: Divulgação Sotrovimabe foi desenvolvido pela farmacêutica britânica GsK

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta quarta-feira, 8, o uso emergencial de mais um anticorpo monoclonal para ser usado no tratamento de covid-19: o sotrovimabe.

O medicamento, desenvolvido pela farmacêutica britânica GsK (GlaxoSmithKline), destina-se a pacientes com quadros leves ou moderados de novo coronavírus e com risco de evoluir para formas mais graves da doença.

O sotrovimabe é indicado a idosos, imunossuprimidos, doentes pulmonares crônicos (incluindo asmáticos), portadores de diabetes mellitus tipos 1 ou 2, doentes renais crônicos (incluindo pessoas em diálise) e indivíduos com hepatite crônica.

A aplicação é intravenosa, com dose única restrita 500 mg da droga e o tratamento deve ser iniciado após o teste positivo para a covid-19 e dentro de cinco dias do início dos sintomas.

A incorporação do sotrovimabe no Sistema Único de Saúde (SUS) depende da avaliação do Ministério da Saúde.

O uso do sotrovimabe é restrito a hospitais e a venda é proibida ao comércio.

Sotrovimabe não é recomendado em casos graves

A Anvisa alerta que o sotrovimabe não pode ser administrado em pacientes com quadros graves de covid-19 ou em uso de oxigenoterapia

Segundo a agência, esse tipo de medicamento tem risco de piorar o estado de saúde de pacientes nessas condições.

Anvisa alerta ainda que o uso em mulheres grávidas deve ser feito com cautela, uma vez que há dados limitados do uso medicamento nessa população.

A FDA (Agência de Medicamentos e Alimentos dos EUA) e a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) liberaram o uso emergencial do sotrovimabe em maio.

Artigo anteriorSociedade médica alerta para o risco de consumo de álcool na gravidez
Próximo artigoSão Paulo estuda aplicar quarta dose de vacina em transplantados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui