Simpósio de Psicologia realizado pelo Instituto Cândida Vargas está com inscrições abertas

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Crédito: Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

As inscrições para o IX Simpósio de Psicologia promovido pelo Instituto Cândida Vargas, que faz parte da Secretaria de Saúde de João Pessoa, estão abertas até o dia 27 de agosto. Nesta edição, o evento trará como tema principal a ‘psicologia perinatal: discutindo as possibilidades e os desafios na atuação profissional’. O Simpósio é gratuito e aberto para todos os profissionais de psicologia.

O Simpósio acontece no dia 30 de agosto, das 8h às 17h, e tem sua transmissão por meio do Google Meet. O evento ocorre em alusão ao dia do psicólogo e objetiva contribuir com as discussões em torno da psicologia da saúde. As inscrições podem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/EzryA4QUmsFdXpoo6.

Poliana Dantas, coordenadora do setor de psicologia, destacou a importância do evento para atualizar os profissionais em relação a temas relevantes. “A temática da psicologia perinatal é nova e faz parte diretamente da atuação dos psicólogos no Instituto Cândida Vargas, tanto na maternidade, quanto no ambulatório. A gente trabalha diretamente com os aspectos da perinatalidade, que são esses atendimentos a essas mães e bebês. E o tema foi escolhido justamente por isso. A equipe toda achou que seria interessante trazer essa temática, pois está diretamente ligada a nossa atuação”, disse.

Dentro da programação serão abordados os seguintes assuntos: Aspectos psíquicos do Ciclo Gravídico Puerperal; Possibilidades e Desafios da Psicologia Perinatal; Pré-Natal Psicológico; Atuação da psicologia no pré-parto; Lutos na Perinatalidade; Minicurso para os psicólogos do ICV e Registro de atendimento psicológico na clínica da mulher: Aspectos teóricos, éticos e normativos.

Participa das atividades, como convidadas, as doutoras Regina Lígia Wanderlei, Roseane Sá Serafim, as psicólogas do ICV, Ângela Menezes, Geórgia Menezes, Marta Farias e Rosa Mystica, além da direção da maternidade e a direção do setor de psicologia.

Programação completa (30 de agosto):

08h00-08h20: Abertura do evento – Direção ICV e Coordenação

08h20-09h20: Aspectos psíquicos do Ciclo Gravídico Puerperal

Palestrante convidada Dr. Regina Lígia Wanderlei de Azevedo (Psicóloga CRP 13/4038.

Especialista em Psicologia Perinatal e Terapia Cognitivo Comportamental. Mestre e Doutora em Psicologia pela UFPB. Pós doutora em Psicologia da Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa. Docente do curso de Psicologia da UFCG.

Possibilidades e Desafios da Psicologia Perinatal

Psicólogas do ICV (Ângela Menezes, Geórgia Menezes, Marta Farias e Rosa Mystica)

09h30-10h30: Pré-natal psicológico

10h30-11h00: Atuação da psicologia no pré-parto

11h00 -11h30: Lutos na perinatalidade

11h30-12h30: Debate

12h30: Almoço

14h00: Minicurso para os psicólogos do Instituto Cândida Vargas

Registro de atendimento psicológico na clinica da mulher: Aspectos teóricos, éticos e normativos.

Facilitadora: Dr. Roseane Sá Serafim – UFCG

Membro da Comissão de Psicologia Hospitalar do CRP-13. Co-fundadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Psicologia (LIP- UFCG). Mestre e Doutora em Psicologia. Docente do curso de Psicologia da UFCG.

16h00: Debate

17h00: Encerramento do evento

  • Texto: Rômulo Teodorico
    Edição: Felipe Silveira

Artigo anteriorFiocruz aponta possível alta de casos de síndrome respiratória aguda
Próximo artigoCovid-19: OMS pede que países adiem 3ª dose até vacinar vulneráveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui