Prefeito JP projeta vacinação 30+ para a próxima semana, o que levaria D1 a 80% da população

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa - SMS JP

Crédito: Sérgio Lucena/PMJP

A faixa etária prioridade para vacinação contra a Covid-19 deve ser reduzida na Capital em breve. De acordo com o prefeito Cícero Lucena, até a próxima semana o município deverá iniciar a imunização de pessoas a partir dos 30 anos. A previsão foi feita durante entrevista coletiva no Centro Administrativo Municipal (CAM), nesta segunda-feira (19), onde o gestor fez balanço das ações relativas à pandemia. Atualmente, 77% das pessoas acima dos 18 anos já foram imunizadas.

O gestor falou sobre o número de 541.802 vacinas aplicadas desde o início da campanha, sendo 403.207 com primeira dose (D1) e 138.595 com a segunda dose (D2). Este último dado já passa por modificação com a aplicação da segunda dose durante a manhã desta segunda (19). Isso significa que João Pessoa conta com um índice de 77% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose e 30% da segunda.

“Temos a expectativa de receber novas doses esta semana e esperamos que o total recebido nos permita chegar ao final da semana com 80% da população vacinada com a D1”, afirmou. O planejamento inicial seria reduzir a faixa etária para o grupo 32+ ainda esta semana e para 30+ em seguida.

Cícero anunciou ainda que a cidade conta com 20,8% de ocupação dos leitos de UTI, 35,3% dos leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC), e 16% de enfermaria. Outro dado importante é que nenhuma morte foi registrada nas últimas 24 horas na Capital.

Mutirão – Em apenas 11horas foram vacinadas 26 mil pessoas, chegando a uma média de 2.500 por hora e 56 mil em pouco mais de 39 horas, tempo que durou o mutirão da última sexta-feira (16) até o domingo (18). “Isso demonstra o que sempre dissemos: que João Pessoa estava preparada para aplicar a quantidade de vacinas que recebesse”, afirmou o prefeito.

Leitos – O prefeito ainda falou sobre a ampliação do número de leitos de UTI adulta. A cidade contou com 196 leitos nos hospitais Santa Isabel, Prontovida, Trauminha e nas UPAs. A gestão também criou 20 leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC) e 168 de enfermaria incluindo a rede municipal e privada conveniada. “Nossa ampliação foi de cerca de 500% em três semanas de gestão”, relatou.

O secretário municipal da Saúde Fábio Rocha, falou sobre a manutenção dos protocolos mesmo com o avanço das vacinas. “Temos que manter este cuidado e cada um fazer sua parte: a população buscando o distanciamento, o uso de máscara e higienização das mãos e a gestão viabilizando a vacinação. As recomendações estão mantidas E tenho certeza que estamos em um bom caminho.

Ainda estiveram presentes a secretária executiva da Saúde Rossana Sá e a Diretora de Vigilância em Saúde, Aline Grisi.

Texto: Arthur Araújo
Edição: Katiana Ramos

Artigo anteriorPrefeitura retoma vacinação contra Covid-19 com aplicação de segunda dose
Próximo artigoMais de 13 milhões de doses da vacina Pfizer devem chegar ao Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui