Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de paracetamol

Fonte: Poder 360

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O uso indiscriminado de paracetamol pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte, alerta a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão publicou o aviso nesta 6ª feira (28.mai.2021).

O paracetamol vem sendo utilizado para aliviar sintomas de reações depois da vacinação contra a covid-19, como febre e dores de cabeça. “Entretanto, a utilização incorreta pode causar eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa com desfecho fatal, quando o uso é prolongado ou acima da dose máxima diária”, afirmou a agência.

Para evitar eventos adversos graves com o uso do medicamento, a Anvisa orienta que sejam observados o intervalo entre as doses recomendado em bula e a dose máxima diária do medicamento.

Deve-se ter em mente que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações de bula e as orientações dos profissionais de saúde”, adverte.

A Anvisa ainda pede para que a ocorrência de quaisquer eventos adversos da utilização de paracetamol e de outros medicamentos seja registrada no sistema VigiMed, aqui.

Saiba qual é a dose máxima diária de paracetamol recomendada em bula:

  • Para adultos e crianças acima de 12 anos: a dose máxima é de 4 gramas em um dia;
  • Para crianças entre 2 e 11 anos: não deve ser utilizado mais de 50-75 mg/kg, em um dia (24 horas);
  • Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg: consulte o médico antes de usar.
Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 29.05.2021. Temos um total de 328.771 casos confirmados e 224.255 recuperados. Temos 28 óbitos confirmados, 19 deles em 24h
Próximo artigoMinistério da Saúde autoriza vacinação para população em geral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui