HULW-UFPB recebe visita de consultora em pesquisa da Unesco/Ebserh

Crédito: ASCOM EBSERH.HULW.UFPB

Com a finalidade de definir diagnóstico e realizar um plano de ação para o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) recebeu a visita de uma consultora da Unesco especializada em pesquisa clínica. A iniciativa é fruto de parceria viabilizada pela Ebserh, que contratou seis consultores com experiência em pesquisa clínica para a realização de análise e planejamento nos centros de pesquisa dos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A consultora Cleila Bosio se reuniu, entre os dias 24 e 25 de maio, com o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, o gerente de Ensino e Pesquisa, Eduardo Fonseca, o gerente Administrativo, Fábio Lopes, e demais gestores da instituição. “Essa foi uma visita técnica promovida pela Ebserh Sede, que fez uma parceria com a Unesco, com o objetivo de avaliar nosso centro de pesquisa clínica, a fim de adequá-lo à Rede”, destacou o titular da GEP, Eduardo Fonseca.

Presente em um dos encontros, a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Márcia Dutra, apresentou o projeto de adequação e reforma do Centro de Pesquisa Clínica do hospital-escola. “O projeto contempla a reestruturação, readequação e modernização do ambiente seguindo as normas vigentes do Ministério da Saúde”, explicou Márcia.

Segundo a consultora Ebserh/Unesco, Cleila Bosio, as reuniões de abertura visam à realização do diagnóstico do centro de pesquisa do HULW e, como desdobramento, será realizado o planejamento de uma política institucional de fortalecimento dos Centros de Pesquisa Clínica (CPCs).

“Foi analisada a estrutura disponível para a realização de pesquisas clínicas. Com base nisso, será proposto um plano de ações para o centro. Já se observa algumas áreas do CPC HULW-UFPB que têm um grande potencial de desenvolvimento de pesquisas clínicas”, enfatizou Cleila.

O próximo passo será a elaboração de um plano de ação contemplando fatores como necessidade de investimentos; avaliação da capacidade operacional quanto a infraestrutura, estrutura organizacional e processos de trabalho; elaboração de planejamento estratégico com metas e indicadores; e apresentação de projeto de implementação.

“Pretende-se caracterizar a infraestrutura disponível, os recursos humanos, a estrutura organizacional, os processos realizados no CPC e verificar cumprimento das boas práticas em pesquisa clínica. Com base nisso, será proposto à Ebserh um plano de ação contemplando o investimento necessário para a melhoria ou adaptação de área hospitalar ou ambulatorial para fins de pesquisa com seres humanos; para treinamento e capacitação de pessoal e para aprimorar os processos dos CPC”, detalhou a consultora.

Sobre a Ebserh                                         

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação EBSERH.HULW.UFPB

Artigo anteriorPrefeitura de João Pessoa retoma vacinação, nesta sexta-feira(28) de idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com comorbidades, deficiências, TEA e síndrome de Down
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 28.05.2021. Temos um total de 326.342 casos confirmados e 223.896 recuperados. Temos 33 óbitos confirmados, 22 deles em 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui