Vacina testada em ratos destrói câncer de mama mais agressivo

Pesquisadores estão otimistas com a possibilidade de o estudo poder avançar para testes pré-clínicos e testar a vacina em humanos. Fonte: Catraca Livre

Crédito: Mohammed Haneefa Nizamudeen/istock Vacina testada em cobaias destruiu câncer de mama agressivo

A ciência deu mais um passo importante contra o câncer. Pesquisadores dos EUA testaram uma vacina em cobaias que foi capaz de destruir as células tumorais do câncer de mama do tipo mais agressivo e ainda criar memória imunológica, que forneceu proteção contra o ressurgimento do tumor.

A pesquisa foi comandada pelo Instituto Wyss, da Universidade de Harvard (EUA), em parceria com o Instituto do Câncer Dana-Farber, e publicada na revista científica “Nature Communications”.

Inicialmente, a vacina está voltada apenas para o câncer de mama triplo negativo, que representa 15% dos casos de câncer de mama no mundo. Ele cresce e se dissemina mais rapidamente, tem opções limitadas de tratamento e um pior prognóstico.

Embora o termo usado seja vacina, a terapia é aplicada em situações na qual a doença já foi detectada no corpo. Funciona, portanto, como um tratamento. Segundo os pesquisadores, a vacina tem a eficiência da quimioterapia, ao destruir as células cancerosas, e a eficácia de longo prazo da imunoterapia.

Por enquanto o estudo está na fase inicial, mas os pesquisadores estão otimistas com a possibilidade de a vacina poder avançar para testes pré-clínicos e, futuramente, possa ser testada em humanos.

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 17.05.2021. Temos um total de 310.470 casos confirmados e 214.055 recuperados. Temos 29 óbitos confirmados, 20 deles em 24h
Próximo artigoPrefeitura vacina trabalhadores da educação e pessoas com deficiência nesta terça-feira(18)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui