CoronaVac tem 98% de eficácia na prevenção de mortes por covid-19, diz estudo

Pesquisa feita na Indonésia em 2021. Reduz em 96% as chances de internação. Usou dados de profissionais de saúde. Fonte: Poder 360

A CoronaVac é a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Crédito: Sérgio Lima/Poder360 19.01.2021

A CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, tem 98% de eficácia na prevenção de mortes e reduz em 96% as chances de hospitalização por causa da doença, segundo um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde da Indonésia.

A pesquisa analisou um grupo composto por 128.290 profissionais da saúde imunizados de janeiro a março de 2021, em Jacarta, capital do país. Constatou-se que essa proteção ocorre em 7 dias depois do recebimento da 2ª dose, que foi aplicada com intervalo de 21 a 28 dias depois da primeira dose. Essa é a maior taxa de eficácia já identificada em estudos com a CoronaVac.

Pandji Dhewantara, pesquisador-chefe e oficial de saúde da Indonésia, afirma que a pesquisa descobriu que a vacina também previne a infecção sintomática em 94% do grupo.

Uma versão anterior da pesquisa considerou uma amostra menor de 25.000 pessoas e revelou os mesmos dados de efetividade para hospitalização e infecção. No entanto, o imunizante tinha se mostrado 100% efetivo na prevenção de mortes por covid-19, o que foi refutado na versão mais recente.

CORONAVAC NO BRASIL

Na 4ª feira (12.mai.2021), o Instituto Butantan completou a entrega das 46 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. As vacinas correspondem ao 1º contrato firmado com o governo federal.

Agora, o instituto precisa produzir e distribuir mais 56 milhões de doses referentes ao 2º contrato. No entanto, não há previsão de quando ele conseguirá entregar as novas remessas, uma vez que a produção será suspenso por falta de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo).

Artigo anteriorPrefeitura de João Pessoa realiza o Domingo(16) na Escola para iniciar vacinação dos trabalhadores de educação
Próximo artigoBandeira Laranja volta a predominar nos municípios paraibanos na 25ª avaliação do Plano Novo Normal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui