Explicações técnicas sobre a aplicação da vacina da Covid 19

É importante entender bem o manuseios dos tipos de seringas utilizadas na aplicação das vacinas da Covid 19

Estamos vivenciando questionamentos da população a respeito da quantidade de vacina COVID 19 na seringa, então venho explicar que a dose da vacina é de 0,5ml que corresponde a 10 gotas. O local indicado a ser feita é o músculo deltóide, no braço à altura da linha axilar. É utilizada na maioria das vezes a seringa de 3 ml com agulha 25×7 para administração intramuscular ou de 1 ml. Sendo assim, há diferenças apenas nas seringas, na de 3 ml parece ser menos, pois a seringa é mais robusta com graduação de 0,1ml, já a de 1 ml é mais fina parece ser mais com graduação de 0,01ml, porém a dose da vacina é a mesma de 0,5 ml em ambas as seringas.

Existe um espaço de conexão transparente da seringa (luer lock) à agulha, denominado ‘morto’, que não contém vacina, sendo totalmente administrada até a parte preta interna (borracha) que é pressionada pelo êmbolo para administrar a vacina sem mais orientação de aspiração. Em fotos e filmagens aparece esse espaço sendo confundido como corpo de seringa por pessoas não entendidas que podem lançar mão de fake news e ataques ou brincadeiras com a categoria de Enfermagem que já é tão sofrida.

Os profissionais de Enfermagem estão nos PSF‘s cuidando dos seus, em testagens, vacinação, trabalhadores sérios, responsáveis que não comungam com condutas erradas de alguém, exceção entre milhares de mães, trabalhadoras, pessoas que se doam e que estão na linha de frente dessa pandemia sacrificando suas vidas, adoecendo e morrendo por honrar o compromisso com a saúde da população, não merecendo falsas acusações e desrespeito com a profissão, generalizando.

A Enfermagem historicamente está à frente da vacinação e merece RESPEITO.

 

 

 

Autora: Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira
Enfermeira. Mestre em Gerontologia. Especialista em Saúde da Família e Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde. Licenciatura em Enfermagem. Preceptoria no SUS e Auditoria dos Serviços de Saúde.

Artigo anteriorCovid 19: novo decreto da Prefeitura JP autoriza aulas presenciais do Ensino Fundamental II e apresentação de músicos em bares e restaurantes
Próximo artigoPrefeitura de João Pessoa reabre inscrições para concurso com vagas para áreas administrativa e de saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui