Covid-19: Pesquisa da UFPB revela dados sobre a segunda onda na Paraíba

Fonte: ASCOM UFPB

Crédito: Ascom UFPB

Um estudo realizado pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da Universidade Federal da Paraíba (Labimec/UFPB) aponta a rapidez com que novos casos e óbitos por covid-19 vêm ocorrendo na Paraíba nesta segunda onda da pandemia, de dezembro do ano passado até março deste ano.

De acordo com o levantamento, na primeira onda (período de março a novembro de 2020), foram 133.379 casos confirmados no Estado em 232 dias. Já na segunda onda, em apenas 99 dias foram 100.875 casos confirmados. Quanto ao número de novos óbitos, a segunda onda na Paraíba já alcançou o pico registrado na primeira, veja no gráfico: 

Crédito: Divulgação/Labimec
Crédito: ASCOM UFPB

Já foram 1.537 mortes registradas em 101 dias, o que representa uma taxa de 15 mortes diárias, contra aproximadamente 13 óbitos por dia, no primeiro período da pandemia, quando ocorreram 3.295 mortes em 259 dias.

Para o coordenador do Labimec e professor do Departamento de Economia da UFPB Cássio Besarria, a velocidade com a qual se atingiu o patamar de casos e óbitos da primeira onda impressiona. A curva de casos e mortes cresce – 1.483 novos casos e 35 novos óbitos confirmados na Paraíba somente no dia 11 de março – após dois fatos que ocorreram no último mês de fevereiro: a confirmação da presença de uma nova variante do vírus no Estado, seguida do feriado de carnaval, com a presença da população em praias, por exemplo.

Para o pesquisador, a mobilidade urbana na semana do carnaval foi determinante para essas estatísticas. “Não houve um carnaval oficial, mas houve um paralelo, o que sugere que essa semana teve um efeito decisivo para o que estamos vendo hoje. Hoje o cenário é muito pior. Na primeira onda se falava em possibilidade de colapso do sistema de saúde. Hoje estamos vendo esse colapso”, ressaltou Besarria.

Crédito: ASCOM UFPB

Os dados do estudo foram apresentados pelo professor Cássio Besarria em uma reunião realizada nesta quarta-feira (17), de forma remota, entre representantes dos centros de ensino de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), de Tecnologia (CT) e de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. O evento, coordenado pela presidente da Comissão de Biossegurança do CCSA, professora Márcia Fonseca, teve o intuito de discutir o planejamento do retorno das atividades presenciais nos referidos centros, considerando o atual cenário epidemiológico no Estado e no Brasil.

O Labimec – O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da Universidade tem acompanhado o cenário da pandemia na Paraíba há um ano. Os dados gerados pelos pesquisadores englobam, além de número de casos e de mortes em virtude da doença, aspectos como ocupação de leitos no Estado e mobilidade urbana (em praias, supermercados ou farmácias, por exemplo) durante o período de distanciamento social. Mais informações sobre essa e outras pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório podem ser acessadas pelo Instagram @labimec.

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Artigo anteriorButantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina CoronaVac
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 24.03.2021. Temos um total de 249.606 casos confirmados e 177.812 recuperados. Temos 41 óbitos confirmados, 27 deles em 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui