Inscrições abertas para curso sobre uso racional de medicamentos. Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)

Fonte: Assessoria de Imprensa do ICB-USP.

O procedimento pode ser um importante aliado dos profissionais da saúde no tratamento de pacientes acometidos por diversos tipos de doenças e até mesmo em perícias no caso de intoxicações por uso abusivo de fármacos ou mortes por overdose

Agência FAPESP* – O Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) realizará, entre 22 de março e 21 de junho de 2021, o curso de extensão a distância “Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos”.

Com carga horária de 52 horas, o programa é voltado para profissionais da área da saúde que lidam com a prescrição e dispensação de medicamentos, como médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

A proposta da capacitação é promover a individualização na prescrição de medicamentos, levando em consideração as características do paciente para aperfeiçoar o seu tratamento, o que gera redução de custos com saúde, internações, tempo de permanência hospitalar, além de poder evitar procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

Os participantes receberão informações para fazer uma prescrição correta, sabendo indicar doses adequadas, pelo tempo necessário, usando como base análises do histórico farmacoterapêutico, da situação geral e das necessidades individuais do paciente. A atual edição terá uma abordagem clínica com novos exercícios, aulas teóricas em vídeo e salas de bate-papo.

As aulas serão divididas em 13 semanas e os temas são: “Introdução à Farmacologia Clínica”, “Farmacoepidemiologia”, “Farmacovigilância”, “Farmacogenômica”, “Farmacoeconomia”, “Farmacocinética Clínica”, “Interações Medicamentosas”, “Farmacologia Clínica na Gestação e Lactação”, “Farmacologia Clínica na Pediatria”,” Farmacologia Clínica na Geriatria”, “Farmacologia Clínica na Obesidade”, “Farmacologia Clínica na Insuficiência Renal” e “Farmacologia Clínica na Insuficiência Hepática”.

Os interessados devem se inscrever até 10 de março, por meio de formulário on-line.

Veja todas informações sobre o curso aqui

Mais informações pelo e-mail aizenst@icb.usp.br.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICB-USP.

Artigo anteriorVitamina D não reduz tempo de internação em casos graves de covid, aponta pesquisa da USP
Próximo artigoSecretaria de Estado da Saúde (SES) PB convoca 456 profissionais para atuar nos hospitais referência para Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui