HULW-UFPB interna mais 15 pacientes com covid-19 vindos de Manaus

Paciente de Manaus com covid-19 é recebido no HULW, onde fará tratamento contra a doença (imagem: Oriel Farias)

Dando continuidade à força-tarefa organizada para atender os amazonenses com covid-19, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu mais 15 pacientes para tratamento da doença. O voo trazendo os manauras chegou ao aeroporto Castro Pinto por volta das 20 horas deste domingo (7).

Do total de transferidos, nove são do sexo masculino e seis, do sexo feminino, com idades entre 26 anos e 62 anos. Os pacientes foram internados na nova Ala Covid-19 do HULW, inaugurada no último dia 1º de fevereiro. Além dos 20 leitos de enfermaria, o Hospital Universitário tem sete leitos de UTI à disposição de pacientes contaminados pelo coronavírus (SARS-CoV-2).

Os manauaras saíram da capital do Amazonas por volta das 15h40 do domingo em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que, por questões de segurança, realizou pouso técnico às 18 horas em Belém, no Pará, chegando em solo paraibano após as 20 horas. No aeroporto, 15 ambulâncias da Secretaria de Estado da Saúde estavam a postos para o transporte até o HULW.

“O HULW foi dimensionado pela Ebserh/MEC, junto ao Ministério da Saúde, para acolher, mais uma vez, pacientes oriundos de Manaus para tratamento da covid-19. Assim como na primeira operação, essa ação foi um sucesso. Com o comprometimento e a competência de toda a equipe, vamos prestar a melhor assistência aos nossos irmãos amazonenses”, disse o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani.

O secretário-executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, destacou o aparato logístico montado para receber esses pacientes, com a viabilização de 15 ambulâncias, sendo sete de suporte avançado (UTI Móvel). “Esse é o terceiro desembarque do povo amazonense aqui na Paraíba. Em momento de crise sanitária, que se reflete em tragédia humanitária, se exige só um tipo de gesto: solidariedade. Mais uma vez, estamos nessa enorme operação junto ao Hospital Universitário Lauro Wanderley”, disse.

O HULW-UFPB está disponibilizando leitos para os pacientes do Amazonas graças a uma rede de apoio nacional que envolve o Ministério da Educação (MEC), por meio da Ebserh, o Ministério da Saúde (MS) e a Força Aérea Brasileira, responsável pelo transporte dos amazonenses. Em nível local, a ação também conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba.

O reitor da UFPB, Valdiney Veloso, lembrou que o Hospital Universitário Lauro Wanderley ampliou a oferta de atendimento com a inauguração da nova Ala Covid-19 e destacou que a instituição continua prestando o seu papel com excelência. “Essa ação também fortalece a parceria local entre Universidade Federal da Paraíba, Hospital Universitário Lauro Wanderley, município e Estado, e mostra que a união é muito importante para o êxito de operações dessa magnitude”, disse Veloso, que acompanhou toda a acolhida aos pacientes de Manaus.

Para receber os pacientes, o HULW organizou uma operação para montar toda a estrutura necessária, como redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos, entre outras ações, além de treinamento dos profissionais. Em todo o país, uma rede de apoio foi criada e mais de 200 leitos foram disponibilizados em hospitais administrados pela Ebserh, numa ação coordenada pelo Ministério da Saúde.

Novas instalações

Com investimentos de quase R$ 1 milhão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, já está em funcionamento a nova Ala Covid-19 do Hospital Universitário Lauro Wanderley. A inauguração aconteceu na segunda-feira passada (1º). Antes, pacientes com covid ficavam internados no 4º andar do Lauro Wanderley, onde está a Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP).

Os pacientes amazonenses foram internados nesse espaço, que foi completamente reestruturado e equipado para acomodar inicialmente 20 pessoas. A ala está localizada no 2º andar da unidade hospitalar. O gerente de Atenção à Saúde, José Eymard Filho, comentou que a instituição vem desenvolvendo ações no sentido de melhorar a qualidade na prestação dos serviços para enfrentamento da covid-19. “Entre essas iniciativas, estão adequações dos espaços, investimentos em equipamentos, além de contratações e capacitações dos colaboradores”, declarou.

Primeira operação no HULW – Dos 15 pacientes transferidos na primeira operação, realizada no dia 17 de janeiro, dois permanecem internados no HULW em condições clínicas estáveis, sendo um na Clínica Médica (já passou pelo período de isolamento que consiste em 20 dias para casos graves) e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19.

Arnaldo Pereira Marques foi um dos últimos a receberem alta, no dia 29 de janeiro. “Vim de Manaus para a Paraíba para me tratar aqui, porque lá está um estado de calamidade e muita gente passando mal. Eu aceitei fazer essa viagem e, graças a Deus, estou saindo bem, liberto dessa covid”, disse. Ele também fez questão de agradecer a todos do hospital. “Vocês foram uns anjos nas nossas vidas”.

Artigo anteriorFarmacêutico morre em João Pessoa. Vitima de Covid 19
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 08.02.2021. Temos um total de 198.735 casos confirmados e 151.879 recuperados. Temos 12 óbitos confirmados, 07 deles em 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui