PMJP abre canal para agendar vacinação de idosos acamados. Inicia nesta quarta-feira(27.01)

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa - SMS JP

Crédito: Ivomar Gomes Pereira/PMJP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia, nesta quarta-feira (27), dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19, a imunização de idosos acamados a partir de 80 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também inicia o agendamento prévio para vacinar pessoas acima de 60 anos com a mesma limitação de mobilidade. A fixação de uma data pode ser feita através do telefone 3214-7149 ou diretamente no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), localizado na Rua Miguel Bastos Lisboa, nº 115, no bairro de Miramar.

Além desse canal para agendamento, os usuários com algum familiar nesse perfil podem também procurar informações com os agentes da unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa. O horário para marcação da vacina, nessas condições especiais, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.

“Para essas primeiras doses, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, onde a prioridade será para os idosos acamados acima de 80 anos. Mas, quem tiver um familiar nesse perfil acima de 60 anos também pode ligar para fazer o agendamento e, desta forma, o município já terá a informação desse grupo em nossos cadastros”, informou Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Além da vacinação domiciliar, o objetivo do SAD é promover o cuidado integral e humanizado no ambiente onde se encontra o idoso. “Atualmente, temos no serviço 66 idosos acamados acima de 80 anos. Então, estaremos com todas as equipes empenhadas em garantir essa assistência preventiva de vacinação a todo paciente do município que esteja nesse perfil”, explicou Gilanne Ferreira, coordenadora do SAD.

Serviço – Ao todo, o serviço atende 300 pacientes pelas equipes multiprofissionais. Para ter acesso, é preciso que o usuário procure a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para que sejam realizados os primeiros atendimentos e, se necessário, o encaminhamento ao serviço domiciliar do programa. Em casos de desospitalização, o próprio hospital, através do seu setor de serviço social, faz a solicitação e encaminhamento do usuário ao SAD.

Balanço – Desde o início da campanha de vacinação, no dia 19 de janeiro, 10.471 pessoas já receberam as doses do imunizante em João Pessoa. Nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu a vacinação dos idosos residentes em instituições de longa permanência e os trabalhadores desses locais. As equipes estiveram na Vila Vicentina (100), Casa Divina Misericórdia (75), Residencial Nova Esperança (39), Nosso Lar (60), Morada do Aconchego 1 e 2 (44), Lar Doce Lar Nossa Senhora da Penha (17), Center Vida (34), Casa de Passagem do Idoso (30) e Lar Lucinha Passos (21).

Já foram imunizados, também, trabalhadores dos hospitais Prontovida, Municipal Santa Isabel, Municipal Valentina, Clementino Fraga, Universitário Lauro Wanderley, Frei Damião, Unimed, Hapvida e Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves; das UPAs Bancários, Cruz das Armas, Valentina e Oceania; além do Samu-192. Até o fim da campanha, a previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

  • Texto: Felipe Silveira e Ascom SMS
    Edição: Cristina Cavalcante

Artigo anteriorCoronavírus BR: boletim 26.01.2021. Com 8.933.356 casos confirmados. Temos 7.798.655 recuperados. Em 24h temos 1.214 novos óbitos
Próximo artigoSecretaria Municipal de Saúde JP define novos grupos de trabalhadores que serão vacinados contra a Covid-19. Veja o cronograma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui