Brasil confirma reinfecção por nova variante do coronavírus

Foram notificados dois casos de reinfecção por nova variante da covid-19. Um foi confirmado no Amazonas e outro na Bahia segue em investigação. Fonte: Catraca Livre

Imagem: Divulgação

Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira, 15, que já registrou quatro casos de reinfecção confirmadas por coronavírus. Três deles são de uma linhagem do vírus que já circula pelo país, mas um foi causado por uma nova variante de origem brasileira.

O caso, notificado ontem no Amazonas, é de uma mulher de 29 anos que foi diagnosticada com o novo coronavírus pela primeira vez em 24 de março de 2020. Nove meses depois, em 30 de dezembro, ela recebeu o segundo diagnóstico por meio de um teste RT-PCR, que identifica o material genético do vírus.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que a análise em laboratório mostrou um “padrão de mutações compatível com a variante do vírus SARS CoV-2, identificada recentemente pelo Ministério da Saúde do Japão, mas de origem no Amazonas”.

O ministério informou ainda que já recebeu a notificação de uma outra reinfecção pela nova variante do SARS CoV-2, com mutação originada na África do Sul. O caso foi registrado no estado da Bahia.

Segundo a pasta, tanto a paciente do Amazonas como o da Bahia continuarão sendo monitorados com o apoio da Opas  (Organização Pan-Americana da Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) na América Latina.

Linhagem comum

O primeiro caso de reinfecção da linhagem comum da covid-19 que circula no país foi registrado no Rio Grande do Norte, enquanto o segundo foi em São Paulo e o terceiro no Rio Grande do Sul.

Artigo anteriorAnvisa decide neste domingo se aprova uso emergencial de vacinas
Próximo artigoCoronavírus BR: boletim 16.01.2021. Com 8.455.059 casos confirmados. Temos 7.388.784 recuperados. Em 24h temos 1.050 novos óbitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui