A China aprovou a vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica estatal chinesa Sinopharm para uso do público em geral. Ela é a 1ª que será distribuída sem limitações no país. O imunizante já tinha autorização de uso limitado.
Segundo a estatal, a vacina recebeu o aval na 4ª feira (30.dez.2020). A informação foi divulgada em entrevista concedida na manhã desta 5ª feira (31.dez).
O imunizante já havia recebido a aprovação definitiva pelos Emirados Árabes Unidos e pelo Bahrein. 50 países que já começaram a vacinação.
A farmacêutica chinesa havia anunciado na 4ª feira (30.dez.2020) que a vacina tinha taxa de eficácia de 79,34% contra a doença. O imunizante exige a aplicação de duas doses.
A farmacêutica desenvolve duas vacinas contra a covid-19, ambas usando a técnica de vírus inativado. A que foi aprovada foi desenvolvida com o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim. O outro imunizante da farmacêutica tem parceria com o Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan.
As duas vacinas da Sinopharm já eram usadas na China em casos especiais desde agosto. Médicos, militares e diplomatas empregados no exterior foram vacinados.
O imunizante da Sinopharm não deve ser confundido com a vacina de outra farmacêutica chinesa, a Sinovac, que produz a CoronaVac (adquirida e desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo).