França e Espanha tem novos casos de mutação da covid-19

Todos os casos foram de pessoas que estiveram no Reino Unido, onde foi descoberta a linhagem que parece ser mais transmissível. Fonte: Catraca Livre

Crédito: Bertrand Blay/iStock As alterações genéticas do vírus se concentraram na proteína spike, usada pelo coronavírus para infectar células humanas.

Os governos da Espanha da França detectaram casos da nova cepa da covid-19 descoberta no Reino Unido recentemente. Essa nova linhagem mutante do vírus Sars-CoV-2 é muito mais infecciosa que as versões anteriores do novo coronavírus.

Foram registrados quatro casos na Espanha e um na França, todos vinculados a pessoas que chegaram recentemente do Reino Unido.

A mutação do vírus, que segundo os especialistas é mais contagiosa, fez com que mais de 50 países adotassem restrições de viagens com o Reino Unido.

Segundo o ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control), a nova linhagem tem uma transmissibilidade até 70% superior ao que se tem como parâmetros atualmente.

Até o momento, a nova linhagem não foi registrada fora da Europa. No Brasil, o o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas que vierem do Reino Unido com sintomas da covid-19 fiquem dez dias em isolamentoapós o início dos sinais da doença.

No entanto, em muitos casos de infecção pelo coronavírus, as pessoas não manifestam nenhum sintoma, o que pode tornar o medida ineficaz para conter a chegada da variante ao país.

Artigo anteriorExcesso de videoconferências afeta a saúde mental, dizem psiquiatras
Próximo artigoPlano Novo Normal PB: nova avaliação aponta aumento de cidades na bandeira laranja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui