Os governos da Espanha da França detectaram casos da nova cepa da covid-19 descoberta no Reino Unido recentemente. Essa nova linhagem mutante do vírus Sars-CoV-2 é muito mais infecciosa que as versões anteriores do novo coronavírus.
Foram registrados quatro casos na Espanha e um na França, todos vinculados a pessoas que chegaram recentemente do Reino Unido.
A mutação do vírus, que segundo os especialistas é mais contagiosa, fez com que mais de 50 países adotassem restrições de viagens com o Reino Unido.
Segundo o ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control), a nova linhagem tem uma transmissibilidade até 70% superior ao que se tem como parâmetros atualmente.
Até o momento, a nova linhagem não foi registrada fora da Europa. No Brasil, o o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas que vierem do Reino Unido com sintomas da covid-19 fiquem dez dias em isolamentoapós o início dos sinais da doença.
No entanto, em muitos casos de infecção pelo coronavírus, as pessoas não manifestam nenhum sintoma, o que pode tornar o medida ineficaz para conter a chegada da variante ao país.