Secretaria Municipal de Saúde realiza 4ª ciclo de monitoramento epidemiológico da covid-19 neste sábado

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa - SMS JP

Foto Dayse Euzebio PMJP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia neste sábado (5) o quarto Ciclo do Inquérito Epidemiológico em João Pessoa, que será dividido em duas etapas: nos dias 5 e 12 de dezembro. Neste sábado, serão 31 equipes de profissionais de saúde que irão realizar 200 visitas domiciliares para aplicação dos testes rápidos que detectam a presença do anticorpo da covid-19 e 100 domicílios para realização do exame RT-PCR/SWAB.

As equipes que realizam o trabalho de campo, com a investigação epidemiológica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), já visitaram nos três primeiros ciclos da pesquisa, 1.498 domicílios com a realização do monitoramento e busca ativa de sintomáticos de covid-19. Destes, 186 tiveram o resultado positivo para presença do anticorpo do novo coronavírus. Também foram realizados 648 exames RT-PCR como parte do inquérito, com 159 resultados positivos e 206 seguem em análise.

O levantamento, feito por coleta de dados por amostragem, e as notificações com informações devem apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de covid-19 na Capital. As atividades do inquérito e investigação epidemiológica acontecem a cada duas semanas, aos sábados, alcançando 64 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“Neste último ciclo dentro de uma avaliação técnica decidimos dividir em duas etapas com ampliação da realização dos exames RT-PCR/Swab, intensificando as buscas ativas de casos sintomáticos, para que possamos avaliar a circulação viral do momento atual e, com base no diagnóstico e orientação das equipes, conter transmissibilidade do vírus”, destacou Daniel Batista de Araújo, gerente de Vigilância Epidemiológica do município.

Dados Epidemiológicos – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, na rede municipal de saúde já foram realizados 23.331 exames RT-PCR e 7.541 foram detectáveis, com a presença do RNA do vírus covid-19. Do total de exames realizados, 18.456 são residentes de João Pessoa.

Em João Pessoa, até o dia 3 de dezembro, dados da Vigilância Epidemiológica contabilizou 34.876 casos confirmados para Covid-19 e 956 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico pode ser acessado no Painel COVID-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4 .

Atividade de Campo – As visitas são realizadas em residências sorteadas por amostragem. O residente responderá o questionário epidemiológico, por meio de entrevista, com a finalidade de obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Se sintomático e, em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio será imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, será realizado teste sorológico para estudo da soroprevalência no município. Além do trabalho técnico e de pesquisa, os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência, para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

Todos os profissionais envolvidos na ação utilizam crachás de identificação e portam um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, explicando sobre o inquérito epidemiológico. Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938.

  • Texto: Ascom SMS
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Arquivo/SECOM

Artigo anteriorUPAs Oceania e Valentina voltam a ser referência para atendimento aos pacientes com Covid-19
Próximo artigoCoronavírus BR: boletim 04.12.2020. Com 6.533.968 casos confirmados. Temos 5.744.369 recuperados. Em 24h temos 694 novos óbitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui