Cartilha da UFPB mostra como higienizar mãos, alimentos, compras, objetos e ambientes

A higienização tem o objetivo de remover resíduos orgânicos, minerais e micro-organismos e é uma das melhores maneiras de se prevenir da covid-19. Crédito: Projeto Xôcovid19/UFPB

Cartilha da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostra, em 18 páginas, como higienizar, de maneira correta, mãos, frutas, verduras, compras de supermercado, objetos pessoais, sala, quartos, cozinha e banheiro em tempos de pandemia.

O material foi elaborado e organizado pelas estudantes Débora Oliveira, Erika Santos, Jessica Rodrigues e Raíssa Souza, sob a coordenação e orientação das professoras Ana Carolina Dulgheroff e Betânia Santos.

Tanto as estudantes quanto as professoras integram o projeto de extensão “Prevenção de infecções respiratórias virais através da educação em saúde”, mais conhecido como Projeto Xôcovid19, vinculado à Escola Técnica de Saúde (ETS) da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

“Diante do cenário atual de pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que estamos vivenciando, a adoção de hábitos de limpeza e de higiene mais rigorosos são necessários para a prevenção da covid-19, doença causada infeciosa pelo novo coronavírus”, defende a professora Ana Carolina Dulgheroff.

De acordo com a docente da federal paraibana, o processo de higienização é de extrema importância e tem por objetivo principal a remoção de resíduos orgânicos, minerais e micro-organismos. “No entanto, tem que ser realizada de maneira adequada”, reforça Ana Carolina Dulgheroff.

Para a elaboração da cartilha, as alunas se dividiram e cada uma ficou responsável pela pesquisa e pela produção do conteúdo de temas específicos que são abordados no material. Enquanto isso, outra teve a missão de ilustrar todo o guia, para facilitar o entendimento por parte dos leitores.

A cartilha foi editada por meio do aplicativo Canva e será impressa e entregue aos moradores da comunidade São Rafael, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, público-alvo do projeto. Enquanto a edição impressa não fica pronta, o arquivo da cartilha já foi compartilhado no grupo da comunidade no aplicativo para troca de mensagens WhatsApp.

O guia também já foi divulgado para outros públicos, também através de grupos no WhatsApp, do perfil do projeto no Instagram e será disponibilizado, em breve, no site da Escola Técnica de Saúde (ETS) da UFPB.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 01.12.2020. Temos um total de 145.794 casos confirmados e 115.308 recuperados. Temos 10 óbitos confirmados, 03 em 24h
Próximo artigoDia Mundial de Luta contra a Aids: Brasil tem 920 mil pessoas com HIV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui