SES reforça medidas de prevenção contra Covid-19 para o dia das eleições municipais na Paraíba

Por Governo do Estado da Paraíba - SES PB

Imagem: Freepik

Secretaria de Estado da Saúde (SES) está reforçando as recomendações para a prevenção contra o novo coronavírus durante as eleições municipais, que serão realizadas neste domingo (15). Devido ao pleito, a circulação de pessoas terá um aumento nas ruas e nos locais de votação; logo, será necessário redobrar os cuidados com o uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. As orientações fazem parte do Plano Novo Normal Paraíba, que visa manter as flexibilizações gradativas e seguras das atividades no Estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, esta será uma eleição atípica, em que a população terá que se adaptar e estar atenta à prevenção contra a Covid-19. “Há uma série de medidas de prevenção que podem ser feitas pelo eleitor, como ter disponível fácil nas mãos o documento com foto, ou no celular o aplicativo do e-título, respeitar a demarcação do distanciamento na fila, usar álcool em gel antes e depois da votação e levar a própria caneta para evitar o compartilhamento de objetos”, reforça.

O protocolo das eleições 2020 prevê ainda outras recomendações para a população tais como: manter o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas; evitar contato físico entre as pessoas; Só permitir acesso ao local de votação/seção eleitoral o eleitor que fizer o uso obrigatório da máscara; não circular livremente pelas seções eleitorais; evitar que crianças e adolescentes com menos de 16 anos sejam levados às seções eleitorais.

O secretário explicou ainda que as atitudes tomadas no domingo irão refletir diretamente na situação epidemiológica do vírus no estado. “Se as pessoas não tiverem cautela no domingo, haverá um aumento significativo nas contaminações por Covid-19 no Estado, lembrando que não são recomendados beijos, abraços e apertos de mão, o que é bem comum durante as comemorações pela vitória dos candidatos. É preciso ter responsabilidade para que a Paraíba não vivencie um aumento significativo de casos e consequentemente de ocupação de leitos nos meses de dezembro e janeiro”, observa o secretário.

As recomendações da SES abrangem ainda os locais de votação, a segurança pública e os candidatos. Todas as orientações estão disponíveis no site https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb

Artigo anteriorDiretores da Anvisa e do Butantan explicam no Congresso vacina chinesa
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 13.11.2020. Temos um total de 137.942 casos confirmados e 112.055 recuperados. Temos 06 óbitos confirmados, 05 em 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui