USF Grotão é destaque na Folha de São Paulo por iniciativas desenvolvidas para o combate à covid-19

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa

Imagem: PMJP

A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Grotão foi destaque em reportagem publicada na última sexta-feira (23), no jornal A Folha de São Paulo, sobre as iniciativas desenvolvidas pelos profissionais do serviço para o combate ao coronavírus na comunidade. O método desenvolvido pela equipe para o monitoramento da covid-19 no local concorre a um prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) – braço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o título ‘UBS na periferia de João Pessoa concorre a prêmio por método de monitoramento da covid-19’, a matéria menciona a Capital como “a cidade da Atenção Básica”, mostrando como exemplo a equipe da unidade, que precisou lidar com o enfrentamento ao coronavírus, num contexto de redução de número de profissionais, afastados por infecção pelo vírus ou por integrarem o grupo de risco, ao mesmo tempo em que os atendimentos por suspeita da doença estavam crescendo.

Na reportagem, o fisioterapeuta e gerente da unidade, Márcio Moreno, explica que foi necessário elaborar um cronograma especial para a equipe, assim como novas formas de abordagem aos usuários mediante dificuldades para realizar as visitas domiciliares. Algumas das alternativas encontradas foram a produção de máscaras para os moradores, criação de banco de dados, monitoramento dos casos suspeitos de covid-19 no local, cadastro de moradores com diagnóstico positivo (inclusive os assintomáticos) e monitoramento dos doentes por meio de um aplicativo de mensagem.

Para o gerente da unidade, concorrer ao prêmio da Opas, é uma importante forma de reconhecimento ao trabalho da equipe. “Numa conjuntura em que todo o Brasil enfrentou o possível colapso do SUS, a Atenção Básica se mostrou resolutiva, quebrando paradigmas e enfrentando com maestria todo fluxo relacionado à covid-19, somado a um trabalho de planejamento, organização e empenho de toda a equipe da USF Integrada Grotão, em parceria com o professor da Universidade Federal da Paraíba, André Bonifácio”, afirmou Márcio Moreno.

“A Atenção Básica vem mostrando a sua força neste momento que estamos vivenciando. Ela possui um papel fundamental durante a pandemia, que é de controle e monitoramento dos usuários sintomáticos e assintomáticos da covid-19”, ressaltou Flávia Moraes, gerente de Atenção Básica de João Pessoa.

A reportagem da Folha de São Paulo destaca, ainda, outras iniciativas dos profissionais para melhorar a saúde e o bem estar dos usuários do serviço e moradores do bairro, a exemplo do canteiro de plantas medicinais cultivadas na unidade, com plaquinhas que informam para quais tratamentos elas são indicadas. Outro exemplo é o projeto desenvolvido por profissionais da Atenção Básica e as mulheres da comunidade, que transformou pneus em vasos de plantas, tomando a canteiro central da rua da USF Grotão, substituindo um lixão que havia no local.

Para conferir a matéria da Folha de São Paulo, basta acessar o link: https://temas.folha.uol.com.br/o-brasil-das-varias-pandemias/joao-pessoa/ubs-na-periferia-de-joao-pessoa-concorre-a-premio-por-metodo-de-monitoramento-de-covid-19.shtml .

  • Texto: Thibério Rodrigues
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Assessoria

Artigo anteriorEUA aprovam remdesivir como primeiro tratamento contra covid-19
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 26.10.2020. Temos um total de 130.916 casos confirmados e 107.925 recuperados. Temos 08 óbitos confirmados, 04 em 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui