A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Intestino acontece anualmente no mês de setembro. Em João pessoa a Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Santa Isabel, representando a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, capitaneia esta campanha com ações educativas à população e convidando a iniciativa privada a somar em parceria, no intuito de oferecer a população esclarecimentos de como se prevenir contra o Câncer do Intestino, também chamado de câncer colorretal. A campanha tem caráter fundamentalmente educacional e é liderada nacionalmente pela SBCP(Sociedade Brasileira de Coloproctologia), inspirada nas ações da ABRAPRECI(Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino), uma ONG que trabalha durante todo o ano neste tema. Várias outras sociedades de especialidades médicas afins aderem à campanha e somam esforços, tais como a gastroenterologia, endoscopia, cirurgia geral, oncologia clínica e cirúrgica, cirurgia do aparelho digestivo e medicina de saúde da família.
Importância do tema:
O Câncer do Intestino é uma doença maligna que tem alta incidência e vem crescendo no nosso país, tornando-se em 2020 o 2º Câncer com risco elevado de óbito mais comum em ambos os sexos. Perde apenas para mama e próstata. O INCA(Instituto Nacional do Câncer) estima, para 2020, 40.000 casos novos desse Câncer.
– A Campanha 2020:
Neste ano, devido à pandemia, não há possibilidade de realizar ações que envolvam presencialmente grande quantidade de pessoas, como nas edições anteriores. Com essa particularidade, a campanha 2020 tem foco na educação à população usando as redes sociais.
Foram produzidos 02 vídeos. O primeiro tem a participação da estrela nacional Elba Ramalho, que junto com especialistas ensina sobre sintomas e sobre como se precaver da doença.
O outro vídeo é uma animação feita para o público do nordeste, mas que ganhou destaque nacional, pela apresentação lúdica e com linguagem clara, fazendo a informação preventiva se difundir mais fácil. Trata-se do “Cordel Animado contra o Câncer de Intestino“ com letra e áudio de anestesistas paraibanos.
Setor público e empresas envolvidas
A essa ação virtual, adicionam-se ações frutos da parceria público-privada voltadas para os usuários da rede SUS. Os laboratórios de Análises Clínicas Roseanne Dore, Hemato e Maurílio de Almeida oferecem gratuitamente um total de 300 exames de sangue oculto nas fezes a pacientes agendados e regulados pelos distritos sanitários.
A Unigastro/Hospital Nossa Senhora das Neves disponibilizaram 50 Colonoscopias, gratuitamente, para pacientes da fila de prioridades do SUS, organizada pela Regulação Municipal.
A Endovídeo ofereceu , em suas redes sociais , através de um número de telefone, 100 consultas com gastroenterologistas, doando também os exames que derivaram das consultas em associação com seu parceiro , o laboratório Análisis.
A Residência Médica em Coloproctologia da SMS-JP, está fazendo o trabalho de campo nas UBS, ministrando aulas aos agentes de saúde, médicos de família, residências médicas e multiprofissionais sobre como ensinar à população sobre prevenção do câncer colorretal.
Texto: Shirlane Frutuso – Médica e coordenadora da Residência de Coloproctologia do Hospital Santa Isabel.
Edição e revisão: Sérgio Luis
Veja o “Cordel Animado contra o Câncer de Intestino“ com letra e áudio de anestesistas paraibanos: