Remédio antiviral começa a ser testado no Brasil contra covid-19

Medicamento recebeu aval da Anvisa para ser utilizado em testes no país. Por Catraca Livre.

Crédito: Roman Valiev/istock Brasil é autorizado a testar remédio com tripla ação contra covid-19

Um novo remédio começa a ser testado no Brasil em pacientes com a covid-19. Trata-se do ABX464, que tem ação antiviral, anti-inflamatória e regenerativa, que pode prevenir uma potencial disfunção pulmonar de longo prazo após a infecção.

O estudo está na fase 2b/3 e vai avaliar o potencial do composto em 1.034 pacientes idosos ou pessoas com fatores de risco para a covid-19. Em experimentos anteriores, o ABX464 inibiu a replicação do novo coronavírus em culturas celulares do epitélio ciliado dos brônquios, que faz parte do tecido pulmonar, e apresentou segurança clínica e perfil de tolerabilidade.

A ideia, segundo o imunologista Jorge Kalil contou à Veja, coordenador do estudo no país, a ideia é começar a tratar o paciente diagnosticado logo no início da infecção.

O ABX464 foi desenvolvido originalmente para tratar doenças inflamatórias graves, como a colite ulcerosa. Agora resta saber se ele também será realmente eficaz contra o coronavírus.

“Na atual situação, sem vacina e sem imunidade em massa contra a covid-19, necessitamos de um tratamento rápido que reduza a gravidade dessa doença”, disse Hartmut Ehrlich, CEO da Abivax, empresa de biotecnologia responsável pelos ensaios clínicos.

Artigo anteriorAlém de danos nas articulações, chikungunya pode afetar sistema nervoso central.Agência FAPESP
Próximo artigoProjeto na UFPB estimula desenvolvimento psicomotor de crianças autistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui