Paraíba está entre os Estados com melhor desempenho no combate ao coronavírus

Por Governo do Estado da Paraíba

Imagem: CPL

Paraíba figura entre os Estados da Federação que tiveram o melhor desempenho frente ao combate do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado nesta semana, o estado está entre os cinco mais satisfatórios no ranking, ficando à frente da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio e São Paulo. A avaliação leva em conta um conjunto de ações que engloba, entre outras coisas, a transparência, a taxa de mortalidade pela doença e a proporção de casos por habitantes.

A Paraíba deu início ao Plano de contingência para o Combate à Covid-19 em fevereiro deste ano. Desde então, o Estado soma mais de 200 dias de trabalho ininterrupto, investimento em ampliação de leitos, prevenção da doença e EPIs. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a pesquisa ratifica que os esforços do Governo do Estado geram resultados positivos na luta contra o vírus.

“Temos em vigência um plano de contenção robusto elaborado e executado com antecipação, que mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia no País permitiu que a Paraíba não atravessasse o temido colapso das UTIs. Investimos na contratação de profissionais, em testagem da população e em medidas de prevenção, tanto nas unidades de saúde, quanto em ações educativas para a população”, enfatiza o secretário.

Esta edição do levantamento ainda traz um alerta geral: pela primeira vez desde o início do ranking, no começo de abril, a taxa de mortalidade média do Brasil avançou ante a divulgação anterior, de 2,99% para 3,59%. No caso da Paraíba, a média sofreu um decréscimo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou que o número de casos de óbitos nas últimas 24h, e de pessoas com início de sintomas da Covid, diminuiu em 33% desses números no período de 14 dias.

Sobre o Ranking – O levantamento foi criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma instituição suprapartidária, e publicado com exclusividade pelo site Broadcast. O ranking tem o propósito de mitigar as perdas de competitividade dos Estados perante a doença, a partir de uma análise comparativa entre eles. Quanto maior a nota final, pior é o desempenho dos Estados no enfrentamento da pandemia.

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 23.08.2020. Temos um total de 101.132 casos confirmados e 62.674 recuperados. Temos 20 óbitos confirmados, 07 em 24h
Próximo artigoCoronavírus BR: boletim 23.08.2020. Com 3.605.783 casos confirmados. Temos 2.739.035 foram recuperados. Em 24 horas temos 494 óbitos novos óbitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui