Especialista analisa atividades da radiofarmácia hospitalar em tempos de pandemia

Por Comunicação Conselho Federal de Farmácia - CFF

Priscilla Pujatti, do Inca (Instituto Nacional do Câncer), explicou que o cenário atual exige alto grau de planejamento, mas pode deixar legado. Foto: CFF

Radiofármacos são medicamentos que têm em sua estrutura um isótopo radioativo que determina que, a cada meia-vida, sua atividade será reduzida à metade. A explicação foi dada pela farmacêutica Priscilla Pujatti, doutora em Tecnologia Nuclear, integrante da radiofarmácia hospitalar do Inca (Instituto Nacional de Câncer-Rio de Janeiro), que abordou o tema no webinar “Radiofarmácia hospitalar em tempos de covid-19: desafios e oportunidades”, promovida pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) no dia 22 de junho de 2020.

Ponderando o cenário atual, a natureza dos radiofármacos e as mudanças no atendimento aos pacientes oncológicos, a especialista destacou que a principal diferença de um radiofármaco para os medicamentos convencionais é que não é possível comprá-los e estocá-los. “A premissa máxima da radiofarmácia é que esses produtos não são produtos de prateleira. Eles são produzidos, controlados, distribuídos e utilizados em sequência, em um curto intervalo de tempo, quando comparados com um medicamento convencional”.

A radiofarmácia hospitalar é o serviço de radiofarmácia que está encarregado de todas as atividades relacionadas aos radiofármacos, desde a parte de gestão e planejamento até a dispensação para a administração aos pacientes, estando diretamente vinculada a um serviço de medicina nuclear. Para a especialista, além das variações de transporte e outros eventos externos no Brasil e no mundo que normalmente influenciam as atividades da radiofarmácia, um fator novo trazido pela Covid-19 foi a alteração no fluxo de pacientes para a radiofarmácia hospitalar, no caso específico, para o serviço de medicina nuclear. Afirmou que o máximo que a gente consegue pensar, em termos de radiofarmácia hospitalar e covid-19 é: “vamos pisar um pouco no freio, reprogramar e trabalhar a uma velocidade reduzida, mas não dá para parar”.

Ainda durante sua explanação, levantou questões como o fluxo de pacientes nas salas de espera, a dependência do Brasil da importação de radioisótopos, o investimento em geradores de radioisótopos para a radiofarmácia hospitalar, centralização e/ou descentralização da produção e logística de distribuição de radiofármacos no Brasil e a necessidade de uma legislação específica para a radiofarmácia hospitalar. “As legislações em radiofarmácia não abordam especificamente a radiofarmácia hospitalar. Então, muitas vezes, a gente fica entre uma legislação para radiofarmácia industrial, uma legislação para o serviço de medicina nuclear e uma legislação para manipulação de medicamentos, mas, muitas vezes, sem um respaldo da legislação para o desenvolvimento de algumas atividades”, disse.

A partir das novas experiências enfrentadas pelo setor com a Covid-19, Priscilla Pujatti acredita que está em curso a produção de um legado capaz de incorporar novas práticas, com maior interação entre a equipe multiprofissional, realização de procedimentos com mais segurança, embasamentos científico e técnico, discussões bem fundamentadas, e, muitas vezes, de forma online: “esses são pontos positivos. E a gente está vendo que as equipes estão conversando o tempo inteiro, na tentativa de viabilizar as atividades, e quem ganha com isso sempre é o paciente”.

Farmacêutica Priscilla Pujatti

A profissional destacou, ainda, que as experiências e questionamentos feitos agora renderão bons resultados para o futuro. “Daqui a um ano, mais ou menos, eu imagino que teremos dados consolidados sobre tudo isso. E, a partir daí, a gente pode publicar essas experiências, com geração de dados inéditos para solução de problemas futuros e outras ocorrências que a gente possa vivenciar”.

Além dos aspectos abordados no webinar, a expositora alerta ao CFF que os avanços podem não ocorrer se o cenário atual de carência de profissionais capacitados para atuação na área, bem como de cursos de formação, continuar como uma realidade. “A maioria dos farmacêuticos conclui a graduação sem ter conhecimento da radiofarmácia como área de atuação e, quando tem, não tem o foco direcionado para a atuação na área de radiofarmácia hospitalar e clínica. Precisamos formar o profissional alinhado com as necessidades atuais e preparado para as constantes transformações a que estamos submetidos. Além disso, são escassos os cursos de pós-graduação na área e a radiofarmácia não é uma disciplina ou vivência comum nos cursos de pós-graduação ou nas residências em farmácia no país. O que temos ainda é pouco para um país tão grande e que conta com mais de 400 serviços de medicina nuclear, como o Brasil”.

Em contrapartida à realidade atual, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) oferta a radiofarmácia hospitalar como módulo teórico e campo de prática para os farmacêuticos na Residência Multiprofissional em Oncologia e também possui uma vaga anual no Programa de Aperfeiçoamento nos Moldes Fellow em Radiofarmácia Hospitalar Oncológica, com bolsa, para farmacêuticos que concluíram residência, do qual Priscilla é idealizadora e coordenadora. “No ano de 2019 ajustamos o programa do curso para entrarmos com o pedido de reconhecimento junto ao CFF como curso livre em radiofarmácia, já visando o atendimento do egresso ao estabelecido à Resolução CFF n. 656/2018”.

A Resolução CFF n. 656, de 24 de maio de 2018 estabeleceu os critérios para a atuação do farmacêutico em radiofarmácia. Leia a resolução na íntegra aqui.

Assista ao Webinar “Radiofarmácia hospitalar em tempos de covid-19: desafios e oportunidades” na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=heRJMWuzWXY

Para maiores informações sobre o Aperfeiçoamento nos Moldes Fellow em Radiofarmácia Hospitalar Oncológica do Inca: https://www.inca.gov.br/cursos/radiofarmacia-hospitalar-oncologica-0

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 03.08.2020. Temos um total de 84.211 casos confirmados e 36.907 recuperados. Temos 20 óbitos confirmados, 06 em 24h
Próximo artigoCoronavírus BR: boletim 03.08.2020. Com 2.750.318 casos confirmados. Temos 1.844.051 foram recuperados. Em 24 horas temos 561 óbitos novos óbitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui