Governo divulga protocolos sanitários adotados para o ‘Plano Novo Normal PB’.

Por Governo do Estado da Paraíba - SES PB

Foto: Freepik

Governo do Estado divulgou os protocolos sanitários adotados para o ‘Plano Novo Normal PB’, tomando por base as orientações técnicas e legais referentes à prevenção e o controle da Covid-19 no Brasil, experiências exitosas de outros estados e municípios, além do apoio da sociedade civil organizada. O objetivo é repassar as recomendações para o funcionamento dos seguintes setores: estética e beleza; escolas e cursos de formação cultural; automotivos; comércio; cartilha da população; e infraestrutura.

O Novo Normal é um plano que mostra a sinalização de cada um dos 223 municípios em relação à problemática da situação da pandemia. Atualmente, a Paraíba tem predominância da bandeira laranja, que é o segundo maior nível de restrição de circulação.

“Para que possamos chegar à meta, que é a bandeira verde, é preciso adaptar as atividades da sociedade civil. E, para isso, o Estado passa a publicar cartilhas com orientações específicas de cada setor, explicando como deve ser o funcionamento de forma protegida em alinhamento com cada uma das bandeiras”, esclareceu o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

As cartilhas mostram, em geral, o protocolo sanitário adequado e específico para cada setor, com orientações sobre o distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação, monitoramento das condições de saúde.

“É absolutamente necessário o protagonismo das secretarias municipais de saúde, que precisam compreender como funciona o setor produtivo do município e para, também, fazer bom uso das cartilhas. E, claro, garantir que as recomendações sejam implantadas e, depois, acompanhar se elas estão sendo executadas na prática”, orientou Daniel.

Na cartilha da população, orientações importantes para a prevenção à Covid-19 sobre cuidados no uso de transportes públicos; uso, lavagem e descarte correto das máscaras de proteção; uso de produtos de limpeza, como água sanitária; limpeza de alimentos e objetos; higiene pessoal; e isolamento de sintomáticos. Todas as cartilhas podem ser acessadas na íntegra em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/protocolos-sanitarios

Artigo anteriorAplicativo de jogos monitora a saúde de idosos em isolamento social na pandemia de COVID-19.
Próximo artigoCovid-19: Brasil atinge platô nas mortes, diz Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui