Metropolitano é habilitado para fazer transplante de coração adulto e pediátrico.

Por Governo do Estado PB.

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, é o primeiro do estado 100% SUS a realizar o transplante de coração adulto e pediátrico, com uma particularidade em relação ao procedimento em crianças. É o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. No entanto, o transplante só será possível após a pandemia.

Com a habilitação, as crianças farão a cirurgia no Hospital Metropolitano e não necessitarão mais realizar o transplante em Fortaleza ou Recife, como acontece, atualmente.

“Essa habilitação é um marco na saúde da Paraíba, pois, o número de transplante cardíaco no estado vem aumentando muito, cenário que não era visto há 10 anos. Agora, o procedimento passa a ser feito diretamente no hospital público”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplante da Paraíba, Rafaela Carvalho, explicou que o Hospital Metropolitano foi habilitado para os transplantes cardíacos porque é uma unidade de saúde com infraestrutura que comporta procedimentos de alta complexidade, a exemplo de transplantes de órgãos. “Além do mais, é referência no estado, em cardiologia, com a melhor equipe, tanto para adulto como pediátrico”, observou.

Artigo anteriorSociedade de Imunização lança cartilha de vacinação durante pandemia.
Próximo artigoOMS revê recomendações sobre máscaras protetoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui