Secretaria Municipal de Saúde alerta para prevenção da obesidade infantil no período de pandemia.

Por PMJP / SMS JP

Foto Ivomar Gomes Pereira

Nesta quarta-feira (3) é lembrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil e, mesmo no período da pandemia causada pelo novo coronavírus, os pais não devem descuidar da saúde de seus filhos. Por isso, profissionais especializados alertam sobre a importância da alimentação saudável das crianças para evitar a obesidade.

De acordo com a área técnica de Saúde da Criança, 11% das crianças acompanhadas pelos serviços da rede municipal de João Pessoa, em 2019, apresentaram excesso de peso para a sua idade. Ainda que o dado não represente a totalidade das crianças residentes na Capital, é necessário ficar atento aos riscos da doença.

“A obesidade favorece o desenvolvimento precoce de outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemias, problemas articulares, isolamento social causado pelo bullying e até mesmo chegar ao suicídio”, alerta Jane Morais, técnica em Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os sintomas mais comuns da doença são sobrepeso, compulsão alimentar periódica e vida sedentária. Ela pode causar diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol. Por isso, a preocupação dos especialistas em começar um tratamento o mais breve possível após identificar o problema.

Alguns hábitos devem ser evitados e outros devem ser incorporados à rotina das crianças: aumentar a ingestão de frutas, vegetais e fibras, diminuir o consumo de refrigerantes, mudar o hábito de comer assistindo televisão, diminuir o tamanho das porções dos alimentos e aumentar a prática de atividades físicas.

“Recomendamos que os pais aproveitem este momento para envolver toda a família nos novos hábitos, estimulando brincadeiras infantis e evitar o sedentarismo, como ficar muito tempo usando o aparelho celular ou em frente à televisão”, observou Jane Morais.

A profissional ainda destacou a importância de tomar cuidado com as ‘fake news’. “Devemos evitar dicas compartilhadas pelas redes sociais sem checar a fonte, inclusive aquelas dicas de alimentos para a cura da Covid-19”, afirmou.

Serviço – Neste período de pandemia, alguns serviços da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) voltados à saúde da criança estão suspensos para evitar a disseminação da Covid-19, ficando mantidos apenas alguns atendimentos como vacinação e serviços de urgência e emergência.

Em sua rotina normal, a rede municipal de saúde oferece uma série de cuidados de prevenção à obesidade infantil, incentivando hábitos saudáveis entre as crianças. O trabalho é realizado de forma intersetorial envolvendo os serviços de atenção básica e especializada de saúde, além das escolas e centros de educação infantil.

Durante as visitas às escolas e centros de educação infantil, as equipes de saúde da família fazem avaliação de crescimento e desenvolvimento dos estudantes. Quando é detectado sobrepeso ou déficit de peso em alguma criança, é realizado o encaminhamento para um nutricionista da rede municipal de saúde.

As crianças que não estudam na rede municipal de educação podem ser acompanhadas pelas equipes na unidade de saúde da família (USF) de sua região e, caso necessário, também são encaminhadas para os serviços especializados.  Os atendimentos com os nutricionistas são realizados nas policlínicas municipais.

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 03.06.2020. Temos um total de 16.018 casos confirmados e 3.175 recuperados. Em 24 horas temos 35 novos óbitos.
Próximo artigoBrasil inicia neste mês testes com vacina contra covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui